Conif tem participação de gala no Congresso Mundial da WFCP

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foi destaque na edição de 2022 do Congresso Mundial da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, sigla em inglês). Representantes do colegiado lideraram grupos de debate, compartilharam cases de sucesso e ainda receberam um prêmio de excelência.


O encontro, que ocorreu de 15 a 17 de junho, em San Sebastián, na Espanha, é considerado um dos maiores na área de Educação Profissional e Técnica do mundo e contou com palestras, mesas redondas e espaços voltados ao networking. “Tivemos a oportunidade de liderar um grupo de afinidade sobre Cidadania Global, que contou com a participação de representantes de mais de 30 países”, pontuou Jefferson Manhães, reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), e um dos representantes do Conif no Congresso.


A participação no grupo de afinidade, realizado no primeiro dia do evento, também contou com a participação da diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Joelma Kremer. Durante o encontro, os representantes brasileiros compartilharam experiências de formação e internacionalização na Rede Federal.


O conselheiro do Conif, que também é vice-presidente para as Américas da WFCP, também representou a Rede Federal em outros painéis respondendo questões ligadas a Educação profissional e Tecnológica no Brasil. “O Conif teve um papel de protagonismo durante o Congresso. Falamos sobre as perspectivas para o futuro e o que esperamos dele para a educação brasileira, além dos desafios que teremos”, disse Manhães.


Também compuseram a delegação brasileira o presidente do Conif, Claudio Alex Jorge da Rocha; os reitores dos institutos federais Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e Rio de Janeiro (IFRJ), Marcelo Bregagnoli e Rafael Almada, respectivamente; o coordenador de Relações Internacionais do Conif, João Paulo Rotelli; e os assessores de Relações Internacionais do Ifap, Márcia Helena Pereira, e do IFSULDEMINAS, Rafael Tenório.


Além deles, os pró-reitores de Extensão Elisabete Duarte e Romaro Silva, dos institutos federais de Alagoas (Ifal) e Amapá (Ifap), respectivamente, de Ensino Cledilma Costa, do Ifal e de Administração, Igor Valpassos, do IFRJ também fizeram parte da delegação brasileira.


Durante o Congresso, a WFCP entregou um Prêmio de Excelência. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, representada pelo Conif, foi finalista na categoria Cidadania Global, com o Programa Português como Língua Adicional (PLA), e conquistou uma Menção Honrosa.
 
Essa e as outras boas práticas finalistas da premiação vão compor a quarta edição do “World’s Best Practice Guide in Professional Technical Education and Training” (Guia de Melhores Práticas do Mundo em Educação e Treinamento Técnico Profissional, em tradução livre).  O Guia demonstra a inovação e liderança dos membros da Federação e serve de inspiração para outras instituições que buscam desenvolver novos processos para atuarem como um catalisador na melhoria da Educação Profissional de classe mundial.


WFCP – Criada em 1998, a Federação é uma rede internacional de instituições e associações regionais de educação profissional e tecnológica de vários países. O Congresso da WFCP é realizado bianualmente e a instituição é reconhecida por promover o intercâmbio de boas práticas. O Conif faz parte da WFCP desde 2011, mas a oficialização como integrante da Federação ocorreu no ano seguinte, em 2012. Desde 2016 o Conif integra a mesa diretora da organização.


Assessoria de Comunicação do Conif


Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba