Rede Federal conquista Prêmio de Excelência em congresso da WFCP

O Programa Português como Língua Adicional em Rede (PLA em Rede) conquistou uma Menção Honrosa na categoria Cidadania Global, do Prêmio de Excelência da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês). A cerimônia de premiação ocorreu na sexta-feira (17/6), no encerramento da edição de 2022 do Congresso Mundial da Instituição, em San Sebastián, na Espanha.


O prêmio busca reconhecer contribuições individuais ou institucionais dos membros associados para o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica e para celebração dos valores da WFCP. “Para nós foi uma honra receber esse prêmio. O PLA em Rede é fruto de uma ampla discussão, com parcerias já consolidadas internacionalmente”, disse o presidente do Conif, Claudio Alex Jorge da Rocha.

A submissão do projeto foi feita pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) em parceria com o Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).


O PLA é um curso online e possui uma duração de, aproximadamente, quatro meses. Voltado para o fortalecimento das políticas de internacionalização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o curso tem o intuito de promover a educação do idioma na Rede como língua adicional para formar cidadãos capazes de transitarem em diversos contextos globais e interculturais.


A formulação do curso nasceu no Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conif, a partir da proposta das Assessorias dos Institutos Federais do Rio de Janeiro (IFRJ) e do IFSULDEMINAS.


"Ações em rede podem e devem ser potencializadas. Quando algumas dessas ações recebem algum tipo de reconhecimento, sobretudo no aspecto internacional, isso fica evidente. O PLA é um exemplo de como a Rede Federal tem atendido as demandas da sociedade de modo eficiente e nas busca por justiça social", afirmou o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli. 


Os melhores cases vão compor um guia de boas práticas dos projetos inscritos na premiação. Essa será a quarta edição do “World’s Best Practice Guide in Professional Technical Education and Training” (Guia de Melhores Práticas do Mundo em Educação e Treinamento Técnico Profissional, em tradução livre).  O Guia demonstra a inovação e liderança dos membros da Federação e serve de inspiração para outras instituições que buscam desenvolver novos processos para atuarem como um catalisador na melhoria da Educação Profissional de classe mundial.


WFCP – Criada em 1998, a Federação é uma rede internacional de instituições e associações regionais de educação profissional e tecnológica de vários países. O Congresso da WFCP é realizado bianualmente e a instituição é reconhecida por promover o intercâmbio de boas práticas. O Conif faz parte da WFCP desde 2011, mas a oficialização como integrante da Federação ocorreu no ano seguinte, em 2012. Desde 2016 o Conif integra a mesa diretora da organização.


Assessoria de Comunicação do Conif


Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba