O pleno do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) está reunido em Brasília. O primeiro compromisso dos dirigentes das instituições, nesta terça-feira (10/9), foi o lançamento da Rede Nacional de Certificação Profissional (Rede Certifica), em uma cerimônia realizada no auditório da sede do Ministério da Educação (MEC).
A proposta do programa é certificar trabalhadores que buscam o reconhecimento formal de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo de suas trajetórias de vida e trabalho. “Esse é um programa que resgata a cidadania e os direitos das pessoas que, em algum momento de suas vidas ou formações, foram excluídas do sistema educacional brasileiro”, afirmou o vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do Conif e reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Heck.
A certificação será realizada por meio da adesão de diversos atores, incluindo a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, redes estaduais, distrital e municipais de educação profissional e tecnológica, Serviços Nacionais de Aprendizagem e instituições privadas. “É uma ação dentro do princípio da gratuidade, uma política pública que visa melhorar a renda e o emprego dos trabalhadores”, destacou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli.
Os critérios e metodologias para a certificação foram definidos pela Portaria MEC nº 902, de 9 de setembro de 2024, que institui a Rede Certifica. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio de representações de empregadores e trabalhadores, também participará da iniciativa.
“Estamos falando de uma mudança estrutural, em que passamos a reconhecer e valorizar os saberes adquiridos na prática do dia a dia do trabalhador”, declarou o secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda do MTE, Magno Lavigne.
Formação
Como parte da 137ª Reunião Ordinária do Conif, os conselheiros participaram, nesta terça-feira, da oficina "Descomplicando a Inteligência Artificial (IA): Aplicações Práticas e Oportunidades". O grupo teve a oportunidade de aprender sobre o tema com os professores Igor Bederode, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), e Cassiano Henrique de Albuquerque, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
A programação da reunião se estenderá até a próxima quinta-feira (12/9). Entre os temas da pauta estão o lançamento de um edital inédito de mobilidade acadêmica para estudantes da Rede Federal e a apresentação da política nacional de formação continuada do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente, a ser exposta por representantes do Ministério dos Direitos Humanos.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Marcus Fogaça
Foto: Moacir Evangelista