Nesta semana, entre os dias 3 e 5 de setembro, integrantes do Fórum de Relações Internacionais (Forinter) se reuniram na sede do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília.
O objetivo da reunião foi alinhar as ações de internacionalização da Rede Federal e discutir as principais frentes de atuação, como a mobilidade acadêmica, políticas linguísticas e sustentabilidade. Além disso, o Forinter buscou estreitar parcerias institucionais, especialmente com os ministérios da Educação e do Turismo, e fez um levantamento dos trabalhos realizados pelos Grupos de Trabalho (GTs) vinculados ao Fórum.
Na oportunidade, estiveram presentes Marcelo Bregagnoli, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC); a reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG) e coordenadora da Câmara de Internacionalização do Conif, Oneida Irigon; representantes do Ministério do Turismo e também da Embaixada da França no Brasil.
À equipe de Comunicação do Conif, o gestor de Relações Internacionais do Instituto Federal de Brasília (IFB) e coordenador do Forinter, Anderson Galvão, fez um breve contexto sobre o encontro do Fórum na capital federal.
"A reunião do Forinter foi muito positiva, com avanços claros nos grupos de trabalho e novas oportunidades de parceria, focando em sustentabilidade. Temos ótimas perspectivas para consolidar a internacionalização da Rede”, explicou Anderson.
O coordenador do Forinter também falou sobre os destaques relacionados aos Grupos de Trabalho.
“O GT de Publicações se destacou pela promoção de boas práticas e disseminação de experiências internacionais. Já o GT de Análise de Indicadores, após a oficina que ocorreu em Natal, apresentou propostas para aprimorar a coleta e avaliação dos indicadores de internacionalização, visando padronizar e fortalecer o acompanhamento das ações em toda a Rede Federal”.
Diretoria de Comunicação do Conif
Foto: Moacir Evangelista/Conif