Intercâmbio de conhecimento, inovação e busca por melhorias. Assim ficaram marcados os dias em que a delegação dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) esteve no Brasil. Agora, após conhecer mais sobre a metodologia do Skills for Innovation Hubs (I-Hubs), da UNESCO-UNEVOC, os representantes de Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Angola saem do país com um objetivo em comum: aprimorar a capacidade das instituições de Educação Profissional Técnica (EPT) de seus países.
Entre os dias 8 e 12 de julho, os delegados dos PALOP foram apresentados ao projeto “Marco de Inovação TVET: promovendo excelência”, desenvolvido pela UNESCO-UNEVOC. Nesta mesma data, fizeram parte da programação visitas aos campi dos Institutos Federais de Brasília (IFB), Goiano (IF Goiano) e Goiás (IFG).
A delegação conheceu, no dia 10 de julho, os campi de Cristalina, do IF Goiano, e de Luziânia, do IFG. Já no dia seguinte, foi a vez de ir aos campi de São Sebastião e o agrícola de Planaltina, ambos do IFB.
Na ocasião, os representantes dos países africanos tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura, o modelo de Educação dos campi e também os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelas instituições.
Na manhã do último dia de encontro, 12 de julho, os integrantes dos PALOP e os coordenadores do projeto estiveram reunidos na reitoria do IFB com Calice Olivier Pieume, chefe do escritório de cooperação da UNESCO-UNEVOC; Carla Jardim, Diretora de Desenvolvimento da Rede Federal da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC); Francisco Souza, assessor internacional do Ministério da Educação, Mariana Braga, Oficial de Programas da Unesco/Brasília, Veruska Machado, reitora do IFB e Victor Saraiva, reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF) para discutir os próximos passos. Representantes do Forinter também estiveram presentes neste momento de desfecho.
No encerramento, Carla Jardim, da Setec/MEC, reforçou o compromisso do governo federal com a Rede Federal e com os países africanos perante o contexto.
“O governo brasileiro assumiu o compromisso de fortalecimento da cooperação com os países africanos e a Setec reforça essa missão. Não posso fazer essa fala representativa sem ressaltar a relevância desse projeto e o quão importante é identificarmos o potencial inovador da Rede Federal e o quanto esse projeto já contribuiu e pode contribuir com toda essa pauta”.
“Trago o compromisso da Setec em contribuir com a viabilização da etapa internacional do projeto, bem como o interesse de replicar o projeto para outras 35 instituições da Rede Federal. Tenho certeza que esse compromisso que a gente assume enquanto Setec/MEC se associa aos compromissos já assumidos e verbalizados pelo Conif, pela UNESCO-UNEVOC e pelos próprios PALOP”, completou Carla.
Calice Olivier Piume também fez uma fala durante a reunião, no último dia 12 de julho. Na ocasião ele lembrou que o projeto teve início no ano de 2020 e que, à época, foram delineados três objetivos: a transferência da metodologia para um instituto federal que atuaria como instituição coordenadora; a multiplicação do conhecimento para outras cinco instituições da Rede Federal; e, por fim, a disseminação da ferramenta aos PALOP.
Com os dois primeiros objetivos cumpridos, Olivier destacou a relevância do papel do Ministério da Educação (MEC) para garantir que seja cumprido o compartilhamento da prática no âmbito dos PALOP.
Visões compartilhadas
Ainda na atividade de encerramento do encontro, os representantes de cada país compartilharam as experiências adquiridas ao longo desta semana. Veja abaixo os depoimentos:
Moçambique
“É um processo, mas em algum momento temos que começar. Fiquei muito impressionado quando fomos ao campus de Planaltina. Eu considero este já um centro de excelência, é um modelo que vamos usar para poder discutir o modelo de centro de excelência de Moçambique” - Mário Tausene, Diretor Geral do Instituto Politécnico de Gaza
Guiné-Bissau
“Acreditamos que vamos continuar a ganhar mais experiências, com nossos irmãos dos PALOP. Temos muito a ganhar com esse projeto [I-Hubs]. Muito obrigado a todos os professores que nos fizeram as apresentações nos diferentes campus, com muita vontade e abertura” - Turé Mussa, Diretor de Serviços Administrativos e de Finanças
São Tomé e Príncipe
“Esperemos que as parcerias possam continuar para o bem estar e desenvolvimento do nosso país” - Ibeiny D’Almeida, Diretor da Educação de Jovens e Adultos
“Para mim foi uma semana bastante gratificante. Eu pude ver que existe muita coisa boa que podemos aproveitar, tanto de um lado quanto do outro. Gostaria de agradecer a parceria e dizer que estamos abertos em sermos um centro de referência, em excelência e inovação, para a UNESCO-UNEVOC” - Djamilo Correia, Diretor da Escola Técnica e Profissional
Cabo Verde
“Eu não tenho palavras para descrever quantas experiências incríveis tivemos ao longo desta semana. É algo que vou levar comigo, vamos levar conosco em nossa mala para partilharmos com os nossos colaboradores em Cabo Verde. Por isso, eu estive aqui pedindo algumas informações, documentos e pedi aos responsáveis pelos projetos dos diferentes campus para programarem conosco uma transmissão de experiências por meio de videoconferências. Todos os campi visitados são de interesse nosso, mas, em especial, os campi de Luziânia e São Sebastião” - Carolina Reis, Diretora do Serviço de Ensino Técnico Profissional
“Gostaria de frisar três aspectos que eu queria levar para Cabo Verde. O primeiro seria com a UNEVOC, a reintegração e autorização de Cabo Verde nesta linha de trabalho. O segundo é, evidentemente, a implementação do projeto ‘Marco de Inovação TVET: promovendo excelência’, em Cabo Verde. E o terceiro ponto é fazer parcerias e cooperação com as instituições da Rede Federal e com o Conif, por meio da ABC [Agência Brasileira de Cooperação e do governo de Cabo Verde” - Wilson Moreno, Diretor de Serviço de Cooperação, Estudos e Planejamento
Angola
“Antes de tudo, agradecemos o convite. Desde os primeiros dias fomos muito bem integrados e acolhidos. A partir do momento em que interagimos com os documentos, fomos entendendo que haviam alguns indicadores que podem nos dar caminhos diferentes dos nossos. A equipe que esteve aqui nos apresentou todos os dados em relação ao projeto, de forma muito bem capacitada. Aqui, a nível do Conif e das instituições da Rede Federal que visitamos, senti um entusiasmo e a vontade dos professores e diretores a apresentarem aquilo que se faz dentro das instituições. Vimos que o capital humano está acima da média. Em todas as áreas do saber que visitamos, desde agricultura à informática, vimos um diferencial, que é a pesquisa constante daquilo que é ciência, tecnologia e inovação” - Pedro Nunes, Vice-Diretor Geral do Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação
UNESCO-Dakar
Em entrevista à equipe do Conif, Wilson Lima, conselheiro para Educação Técnica e Profissional da UNESCO para a África falou sobre a importância do Conif com os PALOP.
“Recebemos com muita satisfação e reconhecemos o valor dessa iniciativa de cooperação técnica internacional que o Conif, por meio de sua rede de instituições, tem a intenção de promover com os PALOP. A proximidade cultural linguística e social entre o Brasil e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa faz dessa cooperação uma possibilidade, uma plataforma para catalisar, melhorar e aprimorar o sistema de Educação Profissional e Tecnológica desses países”.
Sobre o I-Hubs
A UNESCO-UNEVOC está implementando um projeto de cooperação técnica internacional que visa a aprimorar a capacidade das instituições de Educação Profissional Técnica (EPT), no que respeita à integração da temática da inovação ao planejamento estratégico das organizações e à promoção da inovação nos respectivos ecossistemas. Com essa finalidade, foi estruturado o Skills for Innovation Hubs (I-Hubs).
A metodologia é composta por duas ferramentas usadas para auferir quão preparada a instituição de EPT está para inovar ou para participar dos processos de inovação em curso e para mapear e avaliar quão favorável para o desenvolvimento de conhecimento e da inovação é o ecossistema da instituição.
O Conif foi escolhido para implementar o projeto no âmbito da Rede Federal. A iniciativa é coordenada pelo Instituto Federal Fluminense, com apoio da Diretoria de Relações Internacionais do Conif e envolve outras cinco instituições da Rede (Ifac, IFB, Ifes, IFMA e IFSC), que foram selecionadas por meio de edital.
O programa Skills for Innovation Hubs (I-Hubs) conta com o financiamento da Setec/MEC.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Marina Oliveira/Conif
Fotos: Rafael Araújo/Conif