Embaixada dos EUA e Conif renovam memorando de entendimento do Pontes Americanas

O projeto Pontes Americanas, liderado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil e com o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), entrou em uma nova fase no dia 13 de setembro, com a renovação do memorando de entendimento do programa.


O Pontes Americanas tem como objetivo principal ampliar as informações sobre oportunidades oferecidas pelo governo dos Estados Unidos, conectando jovens brasileiros a programas administrados pelo EducationUSA, Espaços Americanos e Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil. Desde seu lançamento, em junho de 2021, envolveu 138 Pontos de Contato em 28 institutos e 100 campi da Rede Federal. Os pontos de contato desempenham o papel de ponto focal para o Programa Pontes na instituição federal, e ajudam a promover e divulgar as oportunidades oferecidas pelo governo norte-americano aos brasileiros.


A assinatura do documento ocorreu durante a 126ª reunião do colegiado, em Brasília e contou com a presença da diretora do Programa dos Espaços Americanos para o Brasil e Paraguai, Sylvie Young, e a Conselheira para Assuntos de Cultura, Educação e Imprensa da Embaixada e Consulados dos EUA, Elizabeth Detmeister.


“Acreditamos que nossa parceria se fortalecerá, e ações como as Pontes Americanas, que são elaboradas com a comunidade acadêmica da Rede Federal e se tornarão cada vez mais comuns e bem sucedidas”, destacou a presidente do Conif, Leopoldina Veras, enfatizando a importância da cooperação entre a Rede Federal e a Embaixada dos EUA para a "interiorização de oportunidades de internacionalização no Brasil".


A colaboração entre a Rede Federal, o Escritório de Espaços Americanos e o EducationUSA visa aproximar as comunidades acadêmicas e locais de oportunidades educacionais e culturais oferecidas pelo governo norte-americano, bem como pelas instituições de ensino dos Estados Unidos. Atualmente, a Rede Federal conta com escritórios do EducationUSA no Acre, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, e Rondônia, possibilitando, tanto aos estudantes quanto à comunidade, acesso à informações sobre as universidades norte-americanas e orientação em processos de candidatura.


O programa Pontes Americanas possibilitou a 150 estudantes e professores das instituições federais participação em programas de liderança, empreendedorismo, e em inovação tecnológica, tais como Power4Girls, STEAM Tech Camp, entre outros.  


A assinatura do memorando de entendimento visa à continuação e expansão do programa. Os próximos passos no programa Pontes Americanas são a inclusão e capacitação de mais pontos focais das instituições da Rede Federal, e a implementação de um projeto piloto para facilitar mais ainda a disseminação e o acesso à informação sobre programas e oportunidades oferecidas pelo governo americano. “Com essa nova etapa, vamos abrir mais portas e possibilidades de internacionalização para os estudantes e servidores da Rede Federal”, garantiu a coordenadora da Câmara de Internacionalização do Conif, Rosana Cavalcante.


Assessoria de Comunicação do Conif

Foto: Moacir Evangelista/Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba