Conselheiros do Conif participam do relançamento da Frente Parlamentar dos IFs

Dirigentes de todo o país participaram, nesta quinta-feira (14/9), do relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Institutos Federais. O evento ocorreu no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados. O grupo conta com o apoio de mais de 200 congressistas, entre deputados e senadores de diversos partidos.


A criação da Frente Parlamentar é resultado da articulação entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Congresso Nacional, por meio do deputado Reginaldo Lopes (PT/MG), que preside a frente parlamentar, a qual terá vigência pelos próximos dois anos.


“Teremos muitos desafios pela frente, como a consolidação e expansão das instituições”, destacou o parlamentar em seu discurso. “Os Institutos Federais desempenham um papel crucial no desenvolvimento das regiões onde estão inseridos e são referências no Ensino Médio”, acrescentou Reginaldo.


A presidente do Conif, Leopoldina Veras, agradeceu aos parlamentares pelo compromisso na mobilização em prol da Rede Federal e ressaltou a natureza multipartidária do grupo, que recebeu apoio tanto de deputados federais quanto de senadores. “Precisamos defender esse modelo, pois ele é bem-sucedido, e trabalhar pelo fortalecimento dessa política pública. Nossa rede cria oportunidades e transforma vidas”, afirmou Leopoldina.


O diálogo e a busca por soluções no desenvolvimento de políticas relacionadas ao papel estratégico da Rede Federal na educação profissional, científica e tecnológica serão alguns dos objetivos do grupo, conforme detalhou em seu discurso o vice-presidente de Relações Parlamentares do Conif, Flávio Luis Barbosa.


A mesa diretiva do evento contou ainda com a participação do secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Getúlio Marques, e dos deputados federais Ana Pimentel (PT/MG), Elvino Bohn Gass (PT/RS), Erika Kokay (PT/DF), Fernanda Melchionna (Psol/RS) e Socorro Neri (PP/AC).


Diálogo


A frente parlamentar é um grupo suprapartidário destinado a aprimorar e defender diretrizes que impactam a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Orçamento, expansão, políticas de inclusão e temas relacionados à pesquisa, inovação e desenvolvimento são alguns dos temas de interesse do grupo, que serão acompanhados de perto pelos conselheiros e pela Diretoria de Relações Institucionais e Governamentais do Conif.


A deputada Maria do Rosário (PT/RS) foi eleita como vice-presidente da frente parlamentar, que conta ainda com os deputados Reginaldo Veras (PV/DF) como coordenador de Extensão; Socorro Neri (PP/AC) como coordenadora de Educação do Campo; Moses Rodrigues (União/CE) como coordenador de Orçamento; Dandara (PT/MG) como coordenadora de Pesquisa e Inovação; e a senadora Dorinha Seabra (União/TO) como coordenadora de Ensino.


Assessoria de Comunicação do Conif

Foto: Moacir Evangelista/Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba