ENA 2027: ProfEPT divulga referências bibliográficas para preparação dos candidatos

Pessoas interessadas em participar do Exame Nacional de Acesso (ENA) 2027, que selecionará candidatos para o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), já podem consultar as referências bibliográficas que serão utilizadas na preparação para a prova.


O exame abordará conteúdos relacionados às Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, além de Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, contemplando aspectos teóricos e metodológicos próprios da EPT.


A prova está prevista para janeiro de 2027, e o edital de seleção será publicado posteriormente, com informações detalhadas sobre o processo seletivo.


O que é o ProfEPT


O ProfEPT é um programa de pós-graduação stricto sensu em Educação Profissional e Tecnológica com um curso de mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica ofertado em Rede Nacional, pertencente à Área de Ensino e reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).


Com a área de concentração em “Educação Profissional e Tecnológica, o ProfEPT tem como objetivo geral:  proporcionar formação em Educação Profissional e Tecnológica, visando tanto à produção de conhecimentos como ao desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. 


Confira abaixo as referências bibliográficas







  • LEAL DA CRUZ, Marilei; SOARES DOS SANTOS , Franciele. A escola única do trabalho e a experiência educacional de Moisey M. Pistrak: reflexões sobre o legado da pedagogia socialista soviética. Revista Trabalho Necessário, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 01–21, 2022. DOI: 10.22409/tn.v20i43.55379.Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/55379




  • SOUZA, Francisco das Chagas Silva; BRITO, Leonardo Leonidas de; COELHO, Francisco Alexandre. Normativas, memória e disputas de projetos formativos na Educação Profissional e Tecnológica pós-LDB (1996-2026). Dialogia, [S. l.], n. 57, p. e30554, 2026. DOI: 10.5585/57.2026.30554. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/30554

  • SOUZA, Priscila Freitas de; DALVI, Maria Amélia. Pedagogia Histórico-Crítica e Institutos Federais: fundamentos e disputas no Ensino Médio Integrado. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 26, n. 88, p. p. 439–454, 2026. DOI: 10.7213/1981-416X.26.088.DS17. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/33770




Diretoria de Comunicação do Conif
Com informações da página do ProfEPT/Ifes

Compartilhe esta notícia

mais notícias

RECENTES

Presidente do Conif comenta inclusão de servidores dos IFs no adicional de fronteira

Presidente do Conif comenta inclusão de servidores dos IFs no adicional de fronteira

Conif visita RNP e reforça parceria para ampliar conectividade na Rede Federal

Conif visita RNP e reforça parceria para ampliar conectividade na Rede Federal

Reitora do IFG, anfitriã dos JIFs 2026, fala sobre os preparativos para a competição

Reitora do IFG, anfitriã dos JIFs 2026, fala sobre os preparativos para a competição

Docentes moçambicanos chegam ao Brasil para formação em 14 campi da Rede Federal

Docentes moçambicanos chegam ao Brasil para formação em 14 campi da Rede Federal

FaLang translation system by Faboba