Estudantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) uniram-se a estudantes da Argentina, do Paraguai e do Uruguai no Projeto de Educação Musical Coletiva do Mercosul. A iniciativa formou um coral com 60 vozes e uma orquestra com 60 instrumentistas para se apresentarem no encerramento da reunião de Ministros da Educação do Mercosul. O encontro ocorreu em Buenos Aires, capital argentina, no dia 16 de junho.
A iniciativa contou com o financiamento do governo do país anfitrião e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) do Brasil. A seleção dos estudantes foi realizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), por meio do Edital CONIF/AI Nº 04, publicado em março deste ano.
O coordenador de Relações Internacionais do Conif, João Paulo Rotelli, destacou que a iniciativa foi uma oportunidade de "contribuir para o intercâmbio e fortalecimento da cidadania e identidade regional dos estudantes selecionados no edital". Participaram do projeto 15 estudantes paranaenses, sendo 14 do Campus Paranavaí e uma do Campus Pinhais. Os primeiros ensaios para a apresentação começaram ainda no Brasil. A estudante Júlia de Araújo Pires contou que a barreira linguística foi a primeira questão a ser superada e, para isso, a turma contou com o apoio de professores de espanhol do campus.
Na Argentina, a delegação brasileira participou de ensaios gerais e acompanhou de perto a criação de uma música específica para o evento. A apresentação dos estudantes contou com oito músicas representativas de cada um dos países participantes. Durante os quatro dias de viagem, o grupo foi acompanhado pela docente Taynara Alcantara Cangussu e pela maestrina Ester Cristina Back Schulz. "Além de aprender questões técnicas e musicais, essa experiência proporcionou aprendizados em questões humanas", pontuou Taynara.
"Foram dias muito enriquecedores do ponto de vista musical, linguístico e cultural. A imersão nos ensaios foi intensa, e também chamaram a atenção as trocas culturais entre eles, descobrindo as realidades uns dos outros. Foram muitas primeiras vezes para eles: primeira vez viajando de avião, primeira vez em outro país, primeira vez tocando com músicos de outras nacionalidades. Uma experiência rica", completou.
O estudante Eber Seco participou do Projeto de Educação Musical Coletiva do Mercosul como pianista e contou que foi graças a essa experiência que teve contato, por exemplo, com um piano de cauda. "Foi uma experiência incrível. Pela primeira vez pude participar de uma orquestra. Nunca tinha tocado piano em um grupo tão grande. Nunca tinha visto um piano de cauda. Para mim, foi uma experiência cultural e musical muito forte", afirmou o estudante.
Cidadania Regional
O Projeto de Educação Musical Coletiva do Mercosul foi criado a partir do Grupo de Trabalho de Cidadania Regional (GTCR) da Comissão de Área de Educação Básica (CAEB) do Setor Educacional do bloco, em 2017. A proposta do grupo é desenvolver iniciativas destinadas a fomentar o desenvolvimento de uma identidade do Mercosul entre os jovens, baseada nos valores comuns aos povos dos países-membros, como a participação cidadã, o respeito à democracia e aos direitos humanos, a consciência social, a cultura de paz e o cuidado com o meio ambiente.
Mercosul Educacional: Trata-se de um espaço de coordenação das políticas educacionais que reúne países membros e associados ao Mercosul desde dezembro de 1991, quando o Conselho do Mercado Comum criou a Reunião de Ministros de Educação do bloco. O Brasil assumirá a Presidência Pro Tempore do Setor Educacional do Mercosul no segundo semestre de 2023. A mudança na presidência foi um dos destaques da Reunião de Ministros de Educação do Mercosul.
Assessoria de Comunicação do Conif