FDI debate expansão da Rede Federal e aprova planos de trabalho das comissões especiais


O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) foi o anfitrião da segunda reunião ordinária presencial, em 2024, do Fórum de Desenvolvimento Institucional (FDI) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O encontro ocorreu em João Pessoa, entre os dias 5 e 9 de agosto, reunindo representantes de 38 institutos federais. 


Durante o evento, importantes temas foram debatidos, com destaque para expansão da Rede Federal, matriz orçamentária e indicadores institucionais. A programação contou com a participação de Pierry Teza e Claudio Alex da Rocha, representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).


Conforme a coordenadora do FDI, Juliana Andrade, o balanço dos cinco dias de programação foi muito positivo. “Discutimos os pontos mais efervescentes na Rede, no momento, como expansão, orçamento e indicadores, o que permite que possamos voltar para nossas instituições e organizar os nossos processos, a partir das discussões e das trocas de experiências”, afirma. Além disso, conforme a coordenadora, também começaram a inserir na pauta momentos formativos que convergem com as discussões e com as necessidades dos membros do Fórum. 


No encontro, foram aprovados os planos de trabalho das comissões especiais, os quais devem ser apresentados na próxima reunião ordinária do FDI, prevista para ocorrer em outubro durante a 48ª Reditec (Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação, Profissional e Tecnológica). 


Confira os planos aprovados para cada comissão especial:


- Comissão Especial de Gestão Estratégica e Desenvolvimento da Rede (CEG) - Modelo
​referencial para implantação de novas unidades;


- Comissão Especial de Indicadores (CEI) - Guia de análise e interpretação de indicadores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - EPT;


- Comissão Especial de Ações de Sustentabilidade (CES) - Programa de Desenvolvimento das ações de Sustentabilidade nas instituições da Rede Federal de EPCT - IFE + Sustentável;

Comissão Especial de Governança Pública (CEP) - Diagnóstico sobre governança da Rede Federal.


Debate sobre desafios e potencialidades


A realização da reunião ordinária do FDI é sempre um momento não apenas para o debate sobre os desafios e as potencialidades das unidades da Rede Federal, mas também para o aprendizado de seus integrantes. E em João Pessoa não foi diferente. É o que explica Anderson Braulio Silva, representante do IFPB no Fórum e titular da Diretoria de Planejamento, Desenvolvimento Institucional e Interiorização do Instituto. 


“O FDI tem sempre o cuidado de propor, em suas reuniões, o debate de pautas que envolvam dificuldades e oportunidades que estão sendo vivenciadas pelos membros e pelas instituições, além de discussões e capacitações a respeito de temas que possam contribuir para a eficiência e a produtividades das nossas ações”, comenta. 


Anderson Braulio complementou que o debate sobre a expansão da rede federal e a utilização de metodologias ativas na gestão, temas do encontro na capital paraibana, refletem essa postura e a preocupação da Coordenação do FDI na proposição de uma programação atual, de relevância e que agregue valor às pastas ligadas ao desenvolvimento institucional. “Nesse sentido, saí da reunião instigado em aprofundar os conhecimentos sobre os temas abordados e motivado para relacionar nossas atividades no IFPB com as ideias apresentadas”, disse.



Programação

Ao longo de cinco dias, os integrantes do FDI participaram de uma programação intensa, com oficinas, mesa-redonda, palestras, seminário e outras atividades. O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Roraima, Adnelson Jati, ministrou oficina sobre captação de recursos extraorçamentários com fundos de financiamento na segunda-feira (5). Já Marcelo Perilo, consultor ActionAid e ENAP, foi o facilitador de uma oficina sobre avaliação e monitoramento de dados institucionais, ocorrida na terça-feira pela manhã. Ainda nesse dia, houve um momento à tarde para apresentação de trabalhos de quatro comissões: CEG; CEI; CEP; e CES.


Na quarta-feira pela manhã, a programação contou com uma apresentação da estrutura e equipe da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal Educação Profissional e Tecnológica (DDR/Setec) e da Diretoria de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica. A explanação foi feita por Pierry Teza, representante da DDR/Setec, e Claudio Alex Jorge da Rocha, DAF/Setec. 


Em seguida, Teza também fez uma análise situacional sobre a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Posteriormente, ainda nessa temática, o Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Paulo Henrique de Lima, ex-reitor da instituição, falou sobre a experiência exitosa da expansão empreendida por essa unidade federal.


Nesse mesmo dia, à tarde, a agenda do FDI integrou a programação oficial da Expotec 2024, realizada no Centro de Convenções de João Pessoa. Na ocasião, foi realizada uma mesa com o tema “Educação Profissional como vetor para a Sustentabilidade Digital e a Inovação Tecnológica”. Tendo como mediadora Silvana Costa, pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB, o tema foi debatido por Cláudio Alex Jorge da Rocha, diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica (DAF/Setec) e Pierry Teza, coordenador- geral de Incentivo à Cooperação e à Inovação na EPT.


Na quinta-feira, os participantes do Fórum participaram da oficina “Metodologias ativas orientadas à gestão”, ministrada por Jamylle Ouverney (IFPB). Em seguida, à tarde, houve uma palestra sobre gestão estratégica orientada por dados na Rede Federal, apresentada por Karine Andrade (IFNMG), e, logo após, o seminário “Orçamento Matriz Orçamentária”, sob a responsabilidade de Tatiana Weber (IFRS/Forplan). 


A reunião ordinária do Fórum de Desenvolvimento Institucional do Conif foi encerrada na sexta-feira, dia 9 de agosto, com um dia de agenda no Campus Areia, na região do Brejo paraibano. Nessa data, os integrantes do FID participaram de um momento de compartilhamento das experiências do projeto do IFPB de indicação geográfica e obtenção do selo de comercialização de produtos para o município de Areia. Além disso, a comitiva também fez uma visita às empresas parceiras vinculadas ao projeto. 


Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Angélica Lúcio/Jornalista do IFPB

Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba