Em encontro no IFRJ, Forti apresenta primeira versão do Observatório da Rede Federal

Entre os dias 13 e 16 de agosto, o Fórum de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (Forti) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) se reuniu no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).


Coordenado por Carla Pires, diretora de Tecnologia da Informação do IFSul, o Fórum teve, desta vez, como principais pontos da pauta: apresentação do projeto Observatório da Rede Federal; prestação de Consultoria Educacional e na área de Segurança da Informação; apresentação de soluções compartilhadas para a Rede Federal; e discussões sobre o Programa Conecta Rede.


Além de Carla, participaram da reunião do Fórum o reitor do IFRJ e vice-presidente de Relações Institucionais, Rafael Almada, gestores da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Rede Federal, representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e da Amazon Web Services (AWS).


Um dos assuntos que mais geraram expectativas aos integrantes do Fórum foi a apresentação da primeira versão do Observatório da Rede Federal, projeto que tem como proposta a construção de um DATALAKE – ampla base de dados com informações de toda a Rede Federal –, a fim de que seja possível compilar informações da Rede Federal e auxiliar os gestores nas tomadas de decisão.       


Na ocasião, Fábio explicou, à equipe de Comunicação do IFRJ, o objetivo do Observatório. “A proposta é organizar, semanticamente, todas as informações da Rede Federal. E, para isso, há algumas ações. A primeira é conectar através de um processo de extração todas as bases, transformar isso em dados organizados, baseados na legislação, e aplicar técnicas de ciência de dados para trazer insights por Inteligência Artificial e análises preditivas. Todo esse complexo está sustentado por uma arquitetura da informação semanticamente organizada”.


Outro destaque do encontro foi o trabalho sobre Consultoria Educacional. “Por meio dela, conseguimos fazer um mapeamento das competências que a gente tem na Rede Federal dentro da área da TIC. Assim, conseguimos direcionar capacitações. E estamos finalizando, nesse evento, o plano de capacitação que o Fórum está construindo para os servidores de TIC da Rede Federal. É o momento de finalização de grandes projetos da Rede Federal”, explica Carla Pires.


O próximo encontro do Forti está previsto para outubro deste ano, durante a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), em Caldas Novas (GO).


Diretoria de Comunicação do Conif​

Com informações da Assessoria de Comunicação do IFRJ
Foto: Arquivo/Forti

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba