![](https://portal.conif.org.br/images/2025/2_Fevereiro/20250205_cabecalho-materia-nova-presidencia.png)
Na manhã desta terça-feira (11/12), foi realizada a cerimônia de descerramento da placa da gestão de 2024 na galeria de presidentes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O reitor Elias Monteiro, do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), deixa o cargo de presidente, que passa a ser ocupado pela professora Ana Paula Giraux, reitora do Colégio Pedro II.
Após a homenagem, foi realizada a transmissão de cargos entre as presidências. A solenidade marcou o início da 141ª Reunião Ordinária do colegiado.
Além de Monteiro, também compuseram a gestão de 2024 os reitores Carlos Guedes, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que liderou a vice-presidência de Assuntos Parlamentares; Rafael Almada, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), que esteve à frente da vice-presidência de Relações Institucionais; Júlio Xandro Heck, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), e Jaime Cavalcante, do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), que estiveram nas vice-presidências de Assuntos Acadêmicos e de Administração, respectivamente.
“No caminho para Brasília, estava pensando em três sentimentos: gratidão, confiança e esperança. Expresso a confiança que nós temos sobre a diretoria que assumirá os trabalhos em 2025. E, mais do que isso, nos coloco à disposição, e falo em nome da presidência de 2024, na convicção de que o caminho é árduo e longo, mas, juntos, com certeza teremos mais chance de obter êxito”, afirmou o ex-presidente do Conif, Elias Monteiro.
“Já a esperança é um sentimento que temos que manter vivo em nossas vidas, principalmente perante o cenário em que estamos vivendo. Esperança de dias melhores, esperança de um país mais justo e esperança que o mundo se volte para ser um local mais humanizado. E, por fim, falo em gratidão. Gratidão por ter representado esse pleno tão seleto, de ideais tão claros e importantes, e por olhar no retrovisor e ter a certeza de que fizemos o melhor”, completou.
141ª Reunião
A reunião é a primeira sob a liderança da nova presidência, que foi eleita em dezembro de 2024 para presidir o Conselho neste ano. A gestora compôs a chapa “Diversidade que une, educação que transforma”.
![](https://portal.conif.org.br/images/2025/2_Fevereiro/142-reunia-conif-nova-presidencia-2025.jpg)
Além de Giraux, a nova presidência é composta pela reitora do Instituto Federal do Pará (IFPA), Ana Paula Palheta, que assumirá a vice-presidência de Assuntos Acadêmicos; a reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Elaine Cassiano, responsável pela vice-presidência de Administração; além dos reitores José Arnóbio Filho, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), e Maurício Gariba, do Instituto Federal de Santa Catarina, que ocuparão as vice-presidências de Relações Institucionais e de Gestão de Pessoas, respectivamente.
“O nosso sucesso, dessa gestão, somente será sucesso se a gente perceber que o Conif está cada vez mais unido, com ações que nos integram. E que esse pequeno ano [2025], que vai ser apenas uma escada nessa história tão linda do Conselho, seja um passo para frente, um passo seguro. E que esse sucesso seja coletivo, seja de todos nós”, afirmou a atual presidente do Conif na abertura da reunião.
Como parte da pauta da 141ª Reunião Ordinária do Conif, os reitores vão se debruçar sobre demandas relacionadas ao planejamento de ações previstas para este ano – que envolvem os Poderes Executivo e Legislativo –, ao orçamento da Rede Federal e aos trabalhos dos fóruns e câmaras temáticas do Conselho.
Posse da nova presidência
A posse da nova presidência será realizada na noite desta quarta-feira (12/12), na capital federal. A solenidade será apenas em formato presencial.
Diretoria de Comunicação Conif
Texto: Marina Oliveira/Conif
Foto: Moacir Evangelista/Conif
![](https://portal.conif.org.br/images/2025/2_Fevereiro/20250205_rodape-materia-nova-presidencia.png)