A reitora do Colégio Pedro II, Ana Paula Giraux, será empossada como presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) nesta quarta-feira (12/2), em Brasília. Esta será a primeira vez que uma instituição carioca, quase bicentenária, terá um representante na presidência do Conselho. A gestora compôs a chapa “Diversidade que une, educação que transforma”.
As presidências do Conselho são formadas por representantes das cinco regiões do Brasil, garantindo maior pluralidade e representatividade à gestão. Esta será a primeira eleição sob a vigência do novo regimento interno do Conif, aprovado no ano passado, que, entre suas novidades, estabelece a obrigatoriedade da presença feminina nas chapas.
A próxima gestão contará com Ana Paula Palheta, reitora do Instituto Federal do Pará (IFPA), na vice-presidência de Assuntos Acadêmicos; Elaine Cassiano, reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), na vice-presidência de Administração; José Arnóbio, reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), na vice-presidência de Relações Institucionais; e Maurício Gariba Júnior, reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), na vice-presidência de Gestão de Pessoas.
A eleição, que contou com chapa única, ocorreu no dia 4 de dezembro de 2024, durante a 140ª Reunião Ordinária do colegiado, realizada em Brasília. Representantes das 41 instituições vinculadas ao Conif participaram da votação. Ana Paula sucederá ao atual presidente, Elias Monteiro, reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano).
A posse contará com a presença de dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, autoridades do Governo Federal e de embaixadas, parlamentares, representantes das comunidades acadêmicas dos eleitos e outras pessoas ligadas à Educação.
Nova presidente
Ana Paula Giraux é professora do Colégio Pedro II desde 1986. Graduada em Letras, possui especialização e mestrado em Linguística, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ao longo de sua trajetória, atuou como professora alfabetizadora, orientadora pedagógica, coordenadora de Língua Portuguesa e diretora-geral do Campus Humaitá I, cargo que ocupou por dois mandatos (2014 a 2022). Em outubro de 2022, assumiu a reitoria da instituição.
Sobre o Conif
Criado em 24 de março de 2009, o Conif tem como objetivos a valorização, o fortalecimento e a consolidação dos 38 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, totalizando 630 unidades em todo o país.
Diretoria de Comunicação do Conif