Ifes recebe a 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP)

A felicidade de participar novamente de um evento presencial, depois de dois anos de pandemia, só não foi maior do que a alegria de se descobrir vencedor da 10ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). A cerimônia de encerramento e premiação aconteceu na noite do último sábado (05/03), no auditório do Campus de Alegre do Ifes, e contou com a presença de autoridades, gestores, além dos competidores, que vieram de 16 estados brasileiros. Confira aqui as fotos do evento.


Mesmo numa configuração menor e diferente da habitual, devido à 10ª OBAP ter sido inicialmente planejada para acontecer apenas em formato virtual em 2021, a realização da fase presencial no início de março deste ano em Alegre, Espírito Santo, foi marcante para a história da competição. Pela primeira vez, a olimpíada contou com a presença massiva feminina, que representou 70% dos competidores. Além disso, o número de instituições públicas municipais e estaduais, que enviaram estudantes à OBAP, se igualou ao de Institutos Federais. Confira aqui outras histórias que fizeram esta edição singular


O percurso traçado pelos vencedores teve início em julho de 2021, quando cerca de 900 estudantes das redes federal, estadual e municipal, de mais de 300 unidades de ensino de 23 estados brasileiros, se inscreveram na olimpíada. Destes, 108 vieram para o Espírito Santo participar da fase final da competição, divididos em 36 equipes, sendo 34 na disputa pelas medalhas da categoria ensino técnico integrado e duas competindo na modalidade ensino técnico subsequente.


A OBAP


A Olimpíada Brasileira de Agropecuária é uma competição científica idealizada pelo IFSULDEMINAS. Tem como objetivo estimular o ingresso dos jovens nas carreiras técnico-científicas, integrar estudantes de cursos técnicos da área e os conectar à ciência e às práticas contemporâneas da agricultura e pecuária. A OBAP é realizada anualmente em duas fases, a virtual e a presencial. Mais de 20 mil pessoas já participaram da olimpíada que, em 2018, foi aberta também a estudantes da América Latina e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, proporcionando a internacionalização e a troca de experiências acadêmicas e culturais.


Benefícios da OBAP


A premiação obtida na OBAP pode ser usada para ingresso em instituições de ensino superior, por meio das vagas olímpicas; torna os medalhistas aptos a serem contemplados com recursos do Auxílio Brasil; e garante o direito dos vencedores da modalidade integrado participarem da seletiva para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra, a IESO.


Parcerias e apoio


A 10ª edição da olimpíada é realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que cedeu as instalações do Campus de Alegre para as competições presenciais. Recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e ao Ministério da Educação (MEC), além da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede EPCT (Conif). Integram a Comissão Organizadora da competição servidores do IFSULDEMINAS e do IFSP; já a Comissão Técnica é formada por servidores de ambos os institutos, além do Ifes e do IF Sudeste de Minas. A competição ainda recebe apoio técnico de estudantes do Ifes, dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e tecnologia em Cafeicultura, e da Ufes, de Zootecnia e Agronomia.


Classificação final das equipes: categoria Integrado

Notas individuais: categoria Integrado

Classificação final das equipes: categoria Subsequente

Notas individuais: categoria Subsequente


Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS

(Adaptado)

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba