II Seminário Luso-Brasileiro de Ensino discute inovação e cooperação internacional na Bahia

Gestores de educação profissional e tecnológica do Brasil e de Portugal se reúnem em Salvador nos dias 10 e 11 de abril para o II Seminário Luso-Brasileiro de Ensino. O encontro, que ocorre na reitoria do Instituto Federal da Bahia (IFBA), terá como tema "Inovação e Cooperação: O Caminho para a Implementação Efetiva de Redes Internacionais".


O encontro é organizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em parceria com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). A participação no seminário será restrita aos gestores das instituições que são vinculadas aos dois conselhos.


O fortalecimento e a ampliação da cooperação internacional entre as instituições brasileiras e portuguesas são objetivos centrais do encontro, que também deverá promover o intercâmbio de experiências e boas práticas entre as duas nações com o intuito de ampliar as colaborações estratégicas. A programação do seminário incluirá mesa redonda, painel, uma sessão de matchmaking e reuniões de gestão.


Atualmente, Portugal é o país com o maior número de parcerias com as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com diversos acordos firmados - incluindo protocolos de intenção, acordos de cooperação e convênios. Essas parcerias resultam em ações como mobilidade acadêmica, dupla titulação, formação de servidores, além de projetos de pesquisa, ensino e extensão.


"Este seminário é essencial para fortalecer os laços entre Brasil e Portugal. Manter esse diálogo com as instituições portuguesas é fundamental para enfrentarmos os desafios educacionais do presente e, sobretudo, do futuro, reafirmando nosso compromisso com a cooperação, o conhecimento e o desenvolvimento humano", afirma Ana Paula Palheta, vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do Conif.


Histórico


A primeira edição do Seminário Luso-Brasileiro de Ensino foi realizada na cidade de Bragança, em Portugal. O evento foi sediado pelo Instituto Politécnico de Bragança em abril de 2022. Entre os temas abordados no encontro estavam a mobilidade e dupla diplomação, a inovação formativa, os processos de cocriação e o empreendedorismo.


“O evento culminou na Declaração de Bragança, um documento estruturante que define diretrizes para a colaboração bilateral. Logo, promover a segunda edição do Seminário Luso-Brasileiro traz ganhos estratégicos para ambas as partes envolvidas, tanto do ponto de vista acadêmico quanto institucional, pois permite consolidar os avanços obtidos com a Declaração de Bragança, aprofundando os compromissos estabelecidos e transformando diretrizes em ações concretas” destaca a coordenadora da Câmara de Relações Internacionais do Conif, Oneida Irigon.


Diretoria de Comunicação do Conif

Foto: Moacir Evangelista/Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba