Fórum de Gestão de Pessoas do Conif traça prioridades para fortalecer a Rede Federal

O Fórum de Gestão de Pessoas (Forgep) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) realizou, nos dias 26 e 27 de março, em Brasília, sua primeira reunião ordinária do ano. Durante os dois dias de trabalho, os dirigentes planejaram as atividades para 2025 e discutiram as principais pautas da gestão de pessoas nas instituições vinculadas ao Conif.


Entre as prioridades definidas para 2025, destacam-se: o atendimento a estudantes com necessidades específicas; a distribuição de códigos de vagas para expansão e consolidação das instituições; questões relacionadas à interiorização (como auxílio-transporte e remoções); e a implementação de uma política de qualidade de vida no trabalho para servidores.


As atividades contaram com a presença do reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Marcelo Ponciano, coordenador da Câmara de Gestão de Pessoas do Conif. Durante o encontro, ele destacou a importância do alinhamento entre o Forgep e a Câmara. "O papel da Câmara é ser essa ponte que leva as demandas do Conif para as pautas prioritárias do fórum, permitindo discutir, elaborar propostas e projetos, além de fazer a devolutiva ao pleno do Conif", explicou Ponciano.

Para o coordenador do Forgep, Marcel Ribeiro, a presença do coordenador da Câmara fortalece as pautas do fórum. "Existem diversas pautas que representam anseios tanto do fórum quanto dos reitores. Para que essas ações sejam efetivas, é essencial a atuação política do Conselho, e a participação do reitor Marcelo nos auxilia a trabalhar em rede", afirmou.


"Acredito que saímos desse encontro mais esclarecidos e alinhados. Essa sinergia é fundamental para fortalecer as instituições associadas ao Conif em seus processos decisórios. Agora, encaminharemos ao pleno do Conif uma série de documentos que subsidiarão as decisões dos gestores. Com esse posicionamento unificado, nos tornamos uma Rede Federal mais forte", completou Marcel.


Forgep - Os fóruns do Conif são órgãos de assessoramento das Câmaras Temáticas, compostos por representantes de cada instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, responsáveis por ações sistêmicas relacionadas ao tema.


Diretoria de Comunicação do Conif

Foto: Moacir Evangelista/Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba