A etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), prevista para este ano, foi adiada para 2025. A decisão foi tomada pelo pleno Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), durante a 134ª reunião do colegiado, encerrada hoje (13/6), em Juiz de Fora (MG). Os jogos serão realizados em 2025, ainda sem sede e data definidas.
A ausência dos estudantes das instituições do Rio Grande do Sul foi um dos principais motivos para o adiamento. Os Institutos Federais Sul-rio-grandense (IF Sul), Farroupilha (IFFar) e Rio Grande do Sul (IFRS) não tem previsão de quando irão conseguir realizar as etapas locais. Segundo o pleno do Conselho, a não participação desses alunos comprometeria o caráter nacional da competição.
Além disso, a recente tragédia envolvendo servidores e estudantes do Instituto Federal do Pará (IFPA) — que resultou na morte de um estudante e quatro servidores, além de deixar vários feridos — e a greve dos servidores Técnico-administrativos e docentes, que ainda perdura, influenciaram na decisão.
O pleno do Conif ainda decidiu que a etapa regional dos jogos será realizada em 2025. No entanto, a proposta dos dirigentes às instituições é que as etapas locais ocorram em 2024 e sejam mais abrangentes e inclusivas, com um número maior de estudantes.
Diretoria de Comunicação do Conif
Foto: Marcus Fogaça/Conif