Presidente do Conif participa de cerimônia de inauguração da Rede de Universidades de Fronteiras

O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Elias Monteiro, participou, na tarde dessa quarta-feira (11/12), da cerimônia de inauguração da Rede de Universidades de Fronteiras (Unifronteiras). O evento ocorreu no Hall da Taquigrafia da Câmara Federal, em Brasília.


A consolidação da Unifronteiras é uma iniciativa da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), que conta com o apoio do Conif e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).


“Para nós, é muito importante participarmos desse projeto. Os institutos da Rede Federal têm essa característica capilar por estarmos no interior do país. Mas também estamos presentes nas fronteiras. E esse projeto surge como uma resposta estratégica aos desafios que encontramos nesses espaços. Para nós, é uma oportunidade de articulação de políticas públicas inclusivas para os locais fronteiriços com base em diagnóstico qualificado em soluções inovadoras. Além disso, também acreditamos no fortalecimento intercultural e linguístico, valorizando o diálogo entre diversas culturas e línguas que compõem a riqueza das nossas fronteiras”, afirmou o presidente do Conif.


Além de Monteiro, estiveram presentes na solenidade José Daniel Diniz Melo, presidente da Andifes; Carla Simone Chamon, diretora-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG); Maurício Saldanha Motta, diretor-geral do Cefet do Rio de Janeiro (Cefet-RJ); representantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul); entre outras autoridades convidadas.


Rede Unifronteiras


A Rede Unifronteiras tem como principal objetivo articular ações conjuntas para o desenvolvimento de políticas públicas para as regiões de fronteira, promovendo a interculturalidade, o plurilinguismo e a integração regional através de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Esta iniciativa contará com a participação de diversas instituições e visa enfrentar os desafios educacionais e socioeconômicos nas regiões transfronteiriças.


Instituições Signatárias


Além da UNILA, fazem parte da Rede Unifronteiras o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), o Instituto Federal do Paraná (IFPR), a Universidade Federal do Acre (UFAC), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e a Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Marina Oliveira/Conif
Com informações da Andifes
Foto: Moacir Evangelista/Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba