Três conselheiros do Conif são empossados pelo MEC na manhã desta quinta-feira (11/12)

O ministro da Educação, Camilo Santana, empossou três conselheiros do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), na manhã desta quinta-feira (12/12). A solenidade ocorreu no Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília. Os empossados cumprirão um mandato de quatro anos (2024-2028).


Os professores Carlos César Teixeira, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), e Joaquina Nobre, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), foram reconduzidos aos cargos. Já o professor Fábio Storch assumiu, oficialmente, a reitoria do Instituto Federal do Acre (Ifac). Ele estava à frente do Ifac como dirigente pro tempore, ou seja, atuou temporariamente como reitor após o fim do mandato da gestão anterior.


“Hoje é um dia de grande significado para a Rede Federal. A posse dos reitores representa um compromisso renovado com a missão que nos une, transformar vidas por meio da educação pública, gratuita, de qualidade, inclusiva e socialmente referenciada. Como presidente do Conif, sinto-me honrado em fazer parte desse momento e em reafirmar a importância da unidade e da colaboração entre as instituições que compõem a nossa rede. O Conif, como instância representativa e articuladora, estará ao lado de cada um de vocês. O nosso papel é fortalecer a autonomia das instituições, fomentar a troca de experiências e atuar como ponto entre as demandas locais e as políticas nacionais de atuação”, celebrou, em discurso, o presidente do Conif, Elias Monteiro.


Posteriormente, o ministro Camilo Santana, destacou o protagonismo dos reitores de institutos federais e universidades perante a formação cidadã de discentes e também colocou o ministério à disposição para promover melhorias na Educação do país.

Vocês [reitores] têm um papel fundamental não apenas no desenvolvimento acadêmico, mas também na formação cidadã dos nossos estudantes e no fortalecimento da nossa democracia. Contem com o Ministério da Educação como parceiro em cada desafio e celebração. Temos procurando construir caminhos para mudar os indicadores da educação pública, gratuita e de qualidade. Esse é o único caminho para construir uma nação soberana, justa, de oportunidades, não tem outro caminho a não ser com a Educação”.


Estiveram presentes na cerimônia o reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada; a reitora do Instituto Federal do Pará (IFPA), Ana Paula Palheta; o diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro, Maurício Motta; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Marcelo Bregagnoli; a diretora de Programa da Setec, Luciana Massukado; e os ex-presidentes do Conif, Roberto Brandão e Jerônimo Rodrigues. Além disso, também marcaram presença a ex-reitora do Ifac, Rosana Cavalcante, servidores da Rede Federal, parlamentares e outras autoridades. 


Processos democráticos


Os processos eleitorais nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica são reconhecidos pela transparência e segurança jurídica. Os dirigentes são eleitos por voto direto e uninominal, sem lista tríplice, respeitando a paridade entre estudantes, professores e técnico-administrativos.


Todo o processo é iniciado com a criação de uma comissão eleitoral, que é responsável por garantir a isonomia e transparência da eleição. Ao fim do processo, as instituições repassam ao MEC o nome dos candidatos que receberam mais votos para assumirem as reitorias e a direção dos campi.


Apesar da posse conjunta, as consultas públicas ocorreram em diferentes datas, de acordo com os calendários eleitorais definidos por suas comissões eleitorais.


Discursos dos reitores empossados


Leia abaixo trechos dos discursos dos dirigentes dos institutos federais empossados nesta quinta-feira, 12 de dezembro.

Reitor Carlos César Teixeira – IFMA


“Gostaria de externar minha felicidade por ser reconduzido ao novo ciclo de gestão à frente do Instituto Federal do Maranhão, representando a minha comunidade. E reafirmo também o meu compromisso, juntamente com a equipe de gestores e diretores gerais, que estamos preparados para encarar os desafios da melhor forma possível. E também ao lado do governo federal, continuaremos desenvolvendo esse trabalho que garante a transformação social dos nossos jovens que, como digo sempre, é o maior projeto de transformação que está em curso no estado do Maranhão”.


Joaquina Nobre – IFNMG


“É com imensa honra que estou aqui representando os reitores e reitoras dos institutos federais, uma das mais importantes e inovadoras políticas públicas da história deste país. Os institutos federais são a prova viva de que a educação é a chave para transformar vidas e possuir um Brasil mais justo e digno de verdade. Quero também contar de onde venho, venho da escola pública, das barrancas do Rio São Francisco, em Minas Gerais, região onde as terras e as águas guardam histórias de lutas e resistência. Essa origem moldou a pessoa que sou hoje e que está profundamente conectada com a missão dos institutos federais. Assim como a minha trajetória é marcada pela interiorização, os institutos federais existem para chegar onde antes não havia esperança. Existimos para transformar vidas, fazer sonhar e realizar”.


Fábio Storch – Ifac


“Gostaria de agradecer à toda comunidade acadêmica pela confiança e dizer que vou estar empenhado, com minha equipe, para fazer a educação pública acontecer com qualidade no estado do Acre. Até 2008, não existia uma unidade dos institutos federais no Acre. Então quero agradecer ao Lula por isso e dizer que ele foi muito feliz em escolher o ministro Camilo, responsável por criar o Programa Pé-de-Meia, iniciativa que tanto está fortalecendo as instituições”.


Universidades


A solenidade também marcou a posse dos reitores das universidades federais do Mato Grosso do Sul (UFMS); do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA); do Pará (UFPA); de Lavras (UFLA); do Rio Grande do Sul (UFRGS); Rural de Pernambuco (UFRPE); do Mato Grosso (UFMT); do Piauí (UFPI); Rural do Semi-Árido (UFERSA); de Brasília (UnB); da Paraíba (UFPB); e Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).


Confira como foi a solenidade de posse:

Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Marina Oliveira/Conif
Foto: Moacir Evangelista/Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba