Como parte da agenda da 133ª reunião ordinária do Conselho Nacional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o pleno do Conif participou do I Encontro sobre Transparência Ativa e Indicadores da Rede Federal. O evento ocorre no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, entre os dias 8 e 9 de maio.
O presidente do Conif, Elias Monteiro, foi um dos convidados para abrir o evento. Após fazer agradecimentos ao secretário Marcelo Bregagnoli e cumprimentar as colegas da mesa de abertura, Elias frisou a importância da Plataforma Nilo Peçanha.
"A Plataforma Nilo Peçanha veio para transformar a forma de enxergar a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Ela é fruto de uma construção coletiva das nossas instituições e tem por objetivo dar visibilidade, à toda a sociedade brasileira, do tamanho e envergadura da Rede".
"Além de estar disponível para todos que quiserem conhecer um pouco mais sobre os principais dados da Rede Federal, ela se configura em um importante instrumento de gestão e avaliação das políticas públicas que vem sendo desenvolvidas no âmbito das nossas instituições. As informações ali postas servem ainda como parâmetro de governança e prestação de contas aos órgãos de controle", completou o presidente do Conif.
Além do presidente do Conif, estiveram presentes na abertura Marcelo Bregagnoli, Secretário de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do MEC (Setec/MEC); Carla Jardim, Diretora de Desenvolvimento da Rede Federal da Setec/MEC; Jussara Santos Mendes, Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do MEC; e Maria Soraya Pereira, Presidente do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf).
O evento é uma iniciativa da Diretoria de Desenvolvimento da Rede (DDR/Setec) e tem como objetivo promover a transparência, a participação ativa da comunidade educacional e o uso estratégico de indicadores para o Desenvolvimento da Rede Federal, auxiliando na construção de diretrizes que possam orientar a atuação da gestão. Reunidos em Brasília nesta semana, os membros do Fórum de Desenvolvimento Institucional (FDI) do Conif estão participando no evento.
PNP - Criada em 2018, a Plataforma Nilo Peçanha sistematiza os dados do ano anterior ao do exercício, com conteúdo de interesse de gestores, professores, pesquisadores e estudantes. A ferramenta é comumente utilizada para nortear as decisões de investimentos públicos na Rede Federal. Ao todo, 670 unidades da Rede enviaram seus dados para a Plataforma. O ambiente virtual traz funcionalidades de pesquisa que permitem uma navegação fácil e o uso de filtros responsivos que possibilitam efetuar uma consulta segmentada por instituições ou localidades.
Diretoria de Comunicação do Conif
Fotos: Moacir Evangelista/Conif