Na última terça-feira (7/5), foi realizado o BRICS-TCA TVET Teacher Capacity Building Webinar, um evento que tem como principal objetivo o fortalecimento e a melhoria da qualidade da oferta da Educação Profissional e Tecnológica. O encontro ocorreu em formato virtual e contou com a participação do professor Maurício José Souza Neto, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), que representou a Rede Federal.
Liderado hoje pelo Instituto Federal para o Desenvolvimento da Educação Profissional e Técnica (FIDVET) da Rússia, o encontro foi organizado e realizado pela BRICS TVET Cooperation Alliance (BRICS TCA).
À equipe de Comunicação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o professor Maurício contou como foi a experiência de participar do evento.
“A minha fala foi abordando a inclusão da Educação Profissional e Técnica. Trabalhei com a questão de como o PNE [Plano Nacional de Educação] vê a inclusão, como o Conif vê a inclusão e as ações que estamos fazendo em Rede para promover a inclusão em educação e isso gerou uma curiosidade muito grande entre nossos colegas”.
“Estar nesse evento, é um ato político, mas também pedagógico, no sentido de compartilhamento de ações e informações. Até hoje recebo e-mail de pessoas que buscam dúvidas sobre questões que estamos passando, que também são questões deles e como também podem resolver, pensando em ações conjuntas. Esse intercâmbio de ideias e cultural é muito importante, porque coloca a Rede Federal para além do âmbito nacional, que é multinacional. E isso mostra a importância, o peso e a responsabilidade que é ser da Rede”, completou o professor do IFBA.
João Paulo Rotelli, coordenador de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), compartilha da mesma posição do professor Maurício. Para João, a participação da Rede Federal no evento foi muito importante para a troca de experiências e conhecimentos relacionados à pauta.
“A participação no evento é de grande relevância para a Rede, pois representa um meio fundamental para divulgar o modelo de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) das instituições, consolidando a posição do Conif e da Rede como atores internacionais influentes nessa área. Além disso, possibilita o conhecimento de boas práticas adotadas em outros países, que podem contribuir significativamente para o desenvolvimento institucional. Igualmente importante é a oportunidade de estabelecer e fortalecer parcerias estratégicas”, explica o coordenador.
Desta vez, o seminário tratou da inclusão de pessoas com deficiência na educação profissional, técnica e tecnológica, com foco em pautas como acesso, provisão de ambiente acessíveis e inclusivos, orientações profissional e vocacional, suporte metodológico e psicológico, capacitação de formadores, entre outros.
Além de representantes do país anfitrião e da Rede Federal, participaram do evento especialistas dos demais países integrantes do BRICS: África do Sul, China e Índia.
Diretoria de Comunicação do Conif