A vice-presidente de Assuntos Administrativos do Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Luciana Massukado, participou, nessa quarta-feira (6/4), do lançamento do Projeto Verticaliza. A solenidade ocorreu na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, e teve transmissão ao vivo no Canal do ministério, no YouTube.
O programa será coordenado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do ministério (Setec/MEC) e visa proporcionar aos estudantes o aproveitamento dos estudos dos cursos técnicos de nível médio para cursos superiores de tecnologia. A ação conta com a parceria do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).
Podem aderir ao projeto as instituições de ensino superior das redes estaduais, municipais, distrital e federal que ofertam cursos técnicos e superiores de tecnologia, além dos Sistemas Nacionais de Aprendizagem e instituições privadas, militares, comunitárias e confessionais.
"O projeto é construído em parceria com a Rede Federal, mas contribui com a educação profissional e tecnológica em todas as redes. Todos são atores desse projeto também", destacou o secretário da Setec, Tomás Sant'Ana.
O período de adesão das instituições é de 1º de abril a 31 de maio de 2022. A primeira turma do curso de aperfeiçoamento tecnológico terá início em julho e duração de 3 meses, sendo o público-alvo os profissionais indicados pelas instituições que aderirem ao Projeto. No total, seis turmas serão capacitadas ao longo de dois anos.
O curso é organizado em seis módulos consecutivos, totalizando 180 horas de atividades para cada participante, com duração de 03 meses e capacitará 260 profissionais da educação, de 65 instituições, para a construção de projetos pedagógicos de cursos que possibilitem o aproveitamento de estudos desenvolvidos por meio dos cursos técnicos em cursos de nível superior de tecnologia.
Por meio do curso ofertado pelo Verticaliza, o participante que for aprovado nos seis módulos receberá o certificado de Aperfeiçoamento Tecnológico, emitido pelo IFSP. O instituto também foi responsável pela publicação do edital de seleção, que está disponível no site da instituição.
Assessoria de Comunicação do Conif
Fotos: Lucas Giraldes/MEC
(com informações do MEC)