A Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP), divulgou na sexta-feira (3/5), os finalistas do seu Prêmio de Excelência. O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) concorre na categoria “Cidadania Global” com o e-book “Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores(as) da educação profissional, científica e tecnológica”.
O projeto narra 82 histórias de egressos, discentes e servidores que viveram a internacionalização por meio dos Institutos Federais ao longo dos últimos 15 anos. A publicação foi proposta pelos integrantes do Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conselho (Forinter) em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais do Conif e publicada pela editora do Instituto Federal Catarinense (IFC).
“Acreditávamos que a internacionalização tinha um grande impacto em nossas instituições, mas ver isso refletido nestes textos mostra que sua dimensão era ainda maior do que imaginávamos. A cada texto lido, sentimos a emoção de estarmos contribuindo para mudanças significativas na vida das pessoas", afirma Rodrigo Lemos, assessor internacional do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e proponente do projeto de criação do e-book.
Quem também é finalista na premiação, na categoria “Conjunto da Obra”, é o ex-conselheiro do Conif e ex-reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Azevedo. Sua indicação também foi encaminhada pelo Conselho, levando em consideração o trabalho desenvolvido junto à Câmara de de Relações Internacionais e à própria WFCP nos últimos anos.
Azevedo assumiu uma cadeira no conselho diretor da WFCP em maio de 2020, para um mandato de três anos. Em 2022, ele foi escolhido como vice-presidente para as Américas da WFCP. Na época, sua indicação foi feita por unanimidade pelos componentes da mesa diretora da instituição. “Estou muito feliz e alegre. Recebi com muita gratidão, mas reconhecendo que é uma representatividade de toda essa Rede, de tantos colegas, de tantos estudantes e das possibilidades de esperança e transformação que essa Rede proporciona”, destaca Jefferson.
IFRJ recebe duas indicações
O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) é finalista em duas categorias. Na primeira, de “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, a professora Carmelita Gomes da Silva desenvolveu o projeto QUIAMA, que apresenta como a química e a natureza podem coexistir de forma harmônica através dos princípios da Agroecologia. “Esse prêmio é muito importante para todo o coletivo do projeto, alunos, professores, parceiros da comunidade de São Gonçalo, pois é muito mais do que reconhecimento”, conta a docente, que ainda contou com a ajuda da estudante Ohana Barros Diniz como bolsista do projeto de extensão.
O segundo projeto do IFRJ indicado como finalista na premiação da WFCP foi apresentado pelo professor Júlio Page de Castro, do Campus Duque de Caxias. Ele concorre na categoria “Desenvolvimento Profissional de Professores” com o desdobramento do programa “Professores para o Futuro”, um projeto multicampi, apresentado inicialmente na Finlândia, onde era proposta a implementação de um laboratório de um campus novo, criando ambientes tecnológicos e de aprendizagem.
"A Rede Federal é um modelo de educação profissional único, então vale a pena mostrar para o mundo o que a gente desenvolve no ensino, nas pesquisas e na extensão. Essa divulgação da Rede Federal em um evento internacional é um grande passo para mostrarmos o quanto a EPT do Brasil é uma referência", afirma o reitor do IFRJ e vice-presidente de Relações Institucionais do Conif, Rafael Almada. Os vencedores serão conhecidos durante o Congresso Mundial de 2024, que será realizado em setembro, em Montego Bay, Jamaica.
Congresso da WFCP – o evento é considerado um dos maiores na área de Educação Profissional e Técnica do mundo e contará com seminários, encontros dedicados à educação e a formação técnico-profissional, incluindo questões como Futuro do Trabalho, Equidade e Inclusão, Migração e Sustentabilidade e a premiação de boas práticas. O evento reunirá as principais lideranças da educação profissional do mundo. Desde 2016, o Conif integra a mesa diretora da organização.
Diretoria de Comunicação do Conif