OEI e MEC premiam escolas por experiências pedagógicas interculturais bilingues

Dias 4 e 5 de agosto, a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) no Brasil e o Ministério da Educação promoverão o Seminário sobre Interculturalidade e Bilinguismo. O objetivo é discutir temas fundamentais para a compreensão da questão intercultural e do ensino bilíngue nas escolas públicas brasileiras e nas escolas dos países que fazem fronteira com o País. A premiação das escolas vencedoras do Prêmio Ibero-americano Cruzando Fronteiras será no segundo dia do encontro, com a apresentação das iniciativas.


A coordenadora da Câmara de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG), Oneida Irigon, irá representar a Rede Federal durante o evento, que, entre outras instituições, irá premiar o Instituto Federal do Paraná (IFPR). "Nos últimos dois anos o Conif tem ampliado as ações de cooperação que favoreçam a interculturalidade e o ensino de outros idiomas, à exemplo do Português como Língua Adicional e dos programas de assistentes de português e espanhol", afirma Oneida. 


"A iniciativa liderada pela OEI vai ao encontro do entendimento do Conselho acerca do papel relevante de experiências multiculturais no processo de ensino-aprendizagem e por isso contou com nosso apoio na etapa de mobilização para que todas as instituições da Rede se candidatassem ao prêmio. A participação de representante do Conif no Seminário e na premiação da boa prática do Instituto Federal do Paraná ratificam o comprometimento da Rede Federal com a Agenda de Desenvolvimento Sustentável", destaca Ana Carolina Oliveira, assessora de Relações Internacionais do Conif.


O Seminário será híbrido, com transmissão pelo YouTube da OEI Brasil, e contará com tradução simultânea para o espanhol e o português, além de intérpretes de Libras. A programação está estruturada em painéis temáticos que contam com especialistas de diversas instituições para o debate.


O Prêmio visa reconhecer experiências educacionais de interculturalidade e bilinguismo nas escolas da rede pública de educação básica formal e instituições de educação profissional técnica de nível médio. Além da OEI e do Conif, a Comissão Organizadora integra o Ministério da Educação, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), e a Universidade de Fronteira, Instituto Camões, Instituto Guimarães Rosa (Ministério das Relações Exteriores do Brasil) e Instituto Cervantes.


SERVIÇO   

Data/Horário: Seminário – 4 de agosto - 9h às 18h
Premiação - 5 de agosto às 09h 
Local: Auditório Ministério da Educação - Esplanada dos Ministérios - Bloco L - Brasília 
Inscrições: http://cruzandofronteiras.org.br/


Sobre a OEI - A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é o primeiro organismo intergovernamental de cooperação da Ibero-América. Desde 1949 trabalha fomentando a cooperação nos três campos de atuação nos 23 países membros. Conta com 18 escritórios nacionais e a Secretaria Geral em Madri.


Assessoria de Comunicação do Conif

(Com informações da OEI)


Compartilhe esta notícia

mais notícias

Post Tags

relacionado