Prêmio AgroInova: Conexis e Conif renovam parceria para incentivar projetos inovadores

A parceria entre a Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC) com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional (Conif) foi renovada no Painel Telebrasil Innovation 2023, evento realizado nesta quarta-feira (14/6), em São Paulo. O vice-presidente de Relações Parlamentares do Conselho, Flavio Luis Barbosa, participou do encerramento do evento, que um dos principais eventos de conectividade e inovação do Brasil. A iniciativa conta com o apoio da Telebrasil.


Durante o evento, ocorreu também a entrega do Prêmio AgroInova 2023, que reconheceu cinco soluções tecnológicas inovadoras, todas provenientes da Rede Federal, para impulsionar a produtividade no campo e auxiliar pequenos e grandes produtores na fruticultura, pecuária e agricultura familiar.

"A parceria incentiva a qualificação dos nossos estudantes na área das tecnologias da informação e comunicação (TICs). Durante as falas, ficou evidente a qualidade das cinco propostas propostas, o que demonstra o alto nível de excelência que a nossa Rede [Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica] tem conseguido oferecer", disse o vice-presidente do Conif.


A cerimônia de premiação ocorreu no encerramento do evento e foi considerada por Flávio Luis, que também é reitor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IF Sul), como uma "demonstração de prestígio para a parceria". "Os nossos alunos e servidores estão de parabéns pela excelência dos projectos apresentados", completou. 

Os projetos premiados na edição 2023 foram apresentados durante o evento às autoridades e executivos do setor e são iniciativas de estudantes de Institutos Federais. Para o presidente executivo da Telebrasil e da ConTIC, Marcos Ferrari, a premiação de projetos que se dedicam a melhorar a produtividade e a economia do país se alinha com o que se espera com as discussões do encontro.


 “O Painel Telebrasil Innovation foi criado para discutir e fomentar inovações que usem a conectividade como alavanca para o aumento da produtividade. O agronegócio brasileiro é uma referência mundial e somos entusiastas do desenvolvimento de novas tecnologias para esse setor”, afirmou.

Conheça os projetos premiados:


1º lugar: Armadilha tecnológica – TechTrap – o projeto é uma solução baseada em IOT que visa auxiliar os fruticultores no monitoramento e controle da mosca-das-frutas. A solução é composta por um modelo de utilidade que possibilita a automatização de armadilhas de insetos, tornando-a um dispositivo inteligente, ou seja, com o uso de inteligência artificial ela é capaz de identificar os insetos presentes. A partir disso, realiza a emissão de alertas de infestação e, também, cria mapas de infestação.


2º lugar: Sim.ECC – é uma proposta de um Software Inteligente para Monitorar o Escore de Condição Corporal em vacas leiteiras. Por meio do uso de câmeras, o sistema é capaz de capturar imagens do rebanho de modo autônomo e periódico. As imagens são enviadas para um algoritmo de inteligência artificial, treinado para reconhecer os animais e classificar o escore dos mesmos. Por fim, as informações geradas são disponibilizadas ao produtor rural em um aplicativo mobile.


3º lugar: Sigma – é um projeto do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco baseado em três pilares fundamentais: no primeiro ele Incorpora Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Manufatura Aditiva e Computação em Nuvem na irrigação de precisão, promovendo a gestão eficiente da água e incentivando o aumento da produção e eficiência agrícola. No segundo pilar, ele estabelece conexão entre os agricultores através de redes comunitárias, viabilizando o acesso à Internet em áreas rurais. E o terceiro pilar é a implementação de um aplicativo para precificação e comercialização dos produtos agrícolas produzidos, estimulando a economia local.


4º lugar: ForestCloud – é o poder da inteligência artificial aplicada a imagens de satélite para a proteção da floresta em tempo integral. O projeto permite a detecção rápida e de alta precisão de distúrbios fisiológicos em plantios florestais com o uso de imagens de satélite. A solução permite uma tomada de decisão com maior rapidez e precisão, diminuindo as perdas na produção e reduzindo do uso de defensivos químicos. É um projeto do Instituto Federal do Mato Grosso.


5º lugar: Ceasa Tok – a plataforma de monitoramento de preços em tempo real, desenvolvida por estudantes do Instituto Federal do Ceará – Campus Tianguá, é um aplicativo de análise de preços. Ele coleta automaticamente os dados do site oficial do governo referente às Ceasas, permitindo o planejamento de custos e projeções de vendas. Além disso, o CeasaTok possui um sistema de gestão integrado e um marketplace, fortalecendo a marca e ajudando no suporte para uma produção segura e sustentável.


Assessoria de Comunicação do Conif

Com informações do Conexis

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba