O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Elias Monteiro, participou na manhã desta quarta-feira (28/8) da mesa redonda dos reitores da 13ª edição do Fórum Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em Brasília. A mesa teve como tema “O Papel das Instituições de Educação de Nível Superior na Construção de um Futuro Inovador”.
Como parte da mesa, foram abordados os tópicos: habilidades e competências necessárias para os profissionais do futuro; experiências inovadoras na formação acadêmica, enfatizando habilidades como pensamento crítico, criatividade, resolução de problemas, trabalho em equipe e adaptabilidade; a contribuição das Instituições de Educação de Nível Superior na preparação dos jovens para os desafios do mercado de trabalho, em face da automação, inteligência artificial e economia digital; e estratégias para fomentar o empreendedorismo e a inovação entre os estudantes.
Na ocasião, o presidente do Conif falou sobre o desafio de adaptar as instituições públicas federais de ensino perante os avanços tecnológicos e demandas das novas gerações.
“Nos últimos anos, as nossas instituições tiveram que mudar todo o processo de ensino e aprendizagem, a partir da transição do modelo presencial para o virtual. Todos nós vivemos isso. E a nossa dificuldade foi capacitar os nossos profissionais para esse novo momento. E acreditamos que, como instituição pública, a mediação dessa alta tecnologia para aqueles que são detentores, mas muitas vezes não possuem acesso, passa-se por um papel fundamental das nossas instituições fazer essa mediação”.
“E os nossos jovens estão passando por um fenômeno: eles olham para as nossas instituições, mas não como nós olhávamos anos atrás, por inúmeros motivos. As instituições, muitas vezes, perderam um pouco de sentido para esses jovens. Eles percebem que por sobrevivência, inclusive, precisam entrar no mundo do trabalho muito cedo. E esse é o desafio: mostrar para eles que qualquer mudança significativa, a nível de país ou nação, tem que passar obrigatoriamente por um processo educativo”, completou.
Além do presidente do Conif, participaram da mesa o diretor da RNP, José Luiz Ribeiro Filho; o representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Dácio Roberto Matheus; a presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), Cicília Raquel Maia Leite; e o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Pedro Rubens Ferreira Oliveira.
Conif no Fórum RNP 2024
O Conif também esteve representado em outros espaços do evento. Na tarde da última terça-feira (27/8), o reitor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Flávio Nunes, participou da mesa “Transformação Digital, Melhoria Operacional e Economicidade: as conquistas do Programa Conecta Rede”. O debate contou também com a presença do secretário de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Marcelo Bregagnoli, e do Diretor de Serviços e Soluções da RNP, Antônio Carlos Fernandes Nunes.
Na oportunidade, foram apresentados os resultados alcançados pelo programa Conecta Rede nas instituições federais; discutidos os benefícios e avanços proporcionados pela parceria entre MEC e RNP; e exploradas perspectivas futuras e próximos passos para a ampliação e melhoria das redes de Ensino e Pesquisa no Brasil.
Já nesta quarta-feira (28/8), a diretora de Tecnologia da Informação do IFSul e coordenadora do Fórum de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (Forti) do Conif, Carla Pires, participou da mesa redonda “Resultados da Consultoria Educacional no Contexto do Programa Conecta Rede e como desdobrar esta experiência para todo sistema RNP: perspectivas e impactos”. Além da mesa redonda, o Forti também participou de painéis, workshops e de reuniões previstas na programação do evento.
À equipe de Comunicação do Conif, Carla destacou a importância da participação do Forti no Fórum RNP deste ano.
"Acredito que tenha sido muito importante a participação do Forti no Fórum por várias razões. A principal delas é a divulgação e consolidação de políticas públicas que impactam diretamente a Rede Federal, como o Conecta Rede. Estamos dando visibilidade para a nossa rede e fortalecendo estas políticas públicas. Outro ponto importante é o network. Construímos relações com grandes provedores de soluções, que agregam serviços a nossas instruções".
O que é o Fórum RNP
Realizado anualmente pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Fórum RNP é considerado um ponto de encontro da comunidade de Ensino, Pesquisa, Inovação, Saúde, Cultura e Defesa que multiplica parcerias e articula colaborações. O encontro tem o objetivo de estimular o debate sobre os rumos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), abordando assuntos estratégicos do setor com o olhar no futuro das redes e infraestrutura de tecnologia que compõem o sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Marina Oliveira/Conif
Foto: Moacir Evangelista/Conif