Presidente do Conif participa do Encontro de Gestores estaduais e distrital da EPT, em Brasília

O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Elias Monteiro, participou na manhã desta quinta-feira (27/6) da abertura do Encontro de Gestores estaduais e distrital da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

O evento teve como objetivo discutir as políticas públicas de valorização da EPT no país e a implementação do fomento da Bolsa-Formação Ensino Médio articulado com a Educação Profissional e Tecnológica (EM-EPT) no âmbito da escola em tempo integral, com a finalidade de estimular a ampliação da oferta de vagas da EPT nas redes de ensino estaduais e do Distrito Federal.

Além da abertura, o presidente do Conif participou da primeira mesa redonda do encontro, que teve como tema "A importância da articulação intersetorial da EPT no Ensino Médio no contexto da política da Escola em Tempo Integral; a perspectiva dos atores".


Na mesa, também estavam presentes Carla Jardim, Diretora de Desenvolvimento da Rede Federal da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC; Lourival Martins Filho, Diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC; Hélvia Paranaguá, secretária de Estado de Educação do Distrito Federal; Felipe Morgado, superintendente de Educação Profissional e Superior (SENAI); e Cacau Lopes, Gerente de Implementação e Desenvolvimento do Itaú Educação e Trabalho.


“Desejamos que possamos ampliar, de forma muito significativa, as ofertas de Educação Profissional e Tecnológica articulada ao ensino médio, porque temos certeza que é a principal estratégia para a inserção dos jovens na escola e no trabalho e para qualificação do ensino médio, que é uma agenda que foi tema de debate durante todo o ano passado e que hoje está em disputa no Congresso Nacional”, disse, em um momento da abertura, Carla Jardim.

Durante sua fala, Elias apresentou os principais dados e informações sobre a Rede Federal, além de ter pontuado os principais desafios da escola em tempo integral para o ensino médio integrado.


“Todos nós passamos por algumas situações desafiadoras, como: orçamento adequado, precisamos de um investimento considerável em relação a isso; alimentação escolar, é um grande mote nosso desse ano, estudante com fome não aprende; transporte escolar; demanda por vagas; e infraestrutura. Todos nós acreditamos que a educação é um instrumento de transformação”, disse Elias durante a sua fala na primeira mesa do encontro.

Diretoria de Comunicação do Conif

Foto: Marina Oliveira/Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba