Programa de Incubação Cruzada da Rede Federal inicia fase de matchmaking

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) finalizaram, em janeiro, a segunda fase do Programa de Incubação Cruzada da Rede Federal. Nesta etapa, as start-ups/spin-offs originárias da Rede Federal puderam fazer suas inscrições. Ao todo, 30 empresas brasileiras foram selecionadas, além de outras quatro sul-africanas, por terem se destacado no Programa Brasil-África do Sul.

 

Segundo o diretor de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação do Instituto Federal Fluminense (IFF) e um dos idealizadores do Programa, Henrique da Hora, está em curso a fase de “matchmaking”. “Esta nova etapa consiste em conectar as start-ups/spin-offs com incubadoras, polos de inovação e laboratórios de prototipação IFMakers das instituições da Rede Federal que se inscreveram na primeira fase do programa”, explica.

 

“Nesta etapa vamos fazer a distribuição das empresas atribuindo a cada uma das instituições inscritas, gerando sinergia entre os ecossistemas”, completa.

 

Para a seleção, foram consideradas startups que abordam um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Representantes das start-ups selecionadas participarão de agenda virtual intensiva de atividades em fevereiro e março de 2022.

 

Conexões

 

A segunda edição do programa vai propiciar aos participantes a possibilidade de fazer conexões com ambientes de inovação sul-africanos. O fim das atividades será marcado por dois eventos – um no Brasil e outro na África do Sul – onde os empreendedores poderão demonstrar suas habilidades e soluções para o mercado. Esses eventos são conhecidos como “Demodays”. 

 

O programa

 

Lançado em 2020, a primeira edição do Programa de Incubação Cruzada atendeu 13 intuições da Rede, que acolheram as 30 startups selecionadas no edital do programa. A iniciativa visou o cruzamento de oportunidades de ações conjuntas e a prospecção de novas parcerias entre os ecossistemas inovadores e a Rede Federal.

 

Anprotec – Criada em 1987, a Anprotec reúne cerca de 300 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, coworkings, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Líder do movimento no Brasil, a Associação atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas e geração e disseminação de conhecimentos.

 

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba