Rede Federal conta com catálogo gratuito de obras acadêmico-científicas e literárias

Já imaginou acessar, gratuitamente, obras acadêmico-científicas e literárias produzidas pela comunidade da Rede Federal? Desde 2021, isso é possível. Foi no V Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal que o Grupo de Trabalho (GT) Editores – vinculado ao Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) – criou um catálogo virtual para compilar os principais títulos.


Geralmente, por meio de editais, as instituições da Rede Federal submetem os trabalhos produzidos por docentes, servidores, estudantes e autores externos às editoras públicas. Ao Conif, Olliver Mariano, servidor da Editora do Instituto Federal de Goiás (IFG) e atual coordenador do GT Editores, fala sobre as principais temáticas que constam no catálogo.


“Há uma diversidade de obras e de diferentes áreas de conhecimento. Mas as áreas que mais predominam, no catálogo, são as de Educação e de Ensino. Nesta ferramenta, são priorizadas as editoras da própria Rede Federal. Ao todo, são 24 editoras”, afirma Olliver.


Em 2020, um ano antes do surgimento do catálogo, o Forpog criou o GT Editores. “O grupo foi criado com o objetivo de proporcionar às editoras um lugar de fala, para emitirem suas considerações em relação à produção editorial. Atuamos para fortalecer as ações de divulgação da produção acadêmico-científica das instituições da Rede Federal por meio da publicação das obras”, completa.


Joélia Marques de Carvalho, Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e coordenadora do Forpog, explica a relação entre o Fórum e o GT Editores e comenta a importância da existência do catálogo de obras da Rede Federal.


“O Forpog atua de forma conjunta, fazendo a escuta e a articulação das ações e projetos vinculados ao GT. A produção acadêmica da Rede Federal é rica e diversa, muitas vezes oriunda das atividades de pesquisa realizadas em nossas instituições, e na sua maioria as editoras estão nas pró-reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação”.


“O catálogo de obras é uma oportunidade para conhecer as editoras da Rede Federal e suas obras. O catálogo traz uma visão sistêmica, permitindo ao usuário acesso à diversidade da produção acadêmica, tecnológica, científica, artística, cultural, literária e institucional. É, portanto, uma resposta para a sociedade da nossa produção de conhecimento”, finaliza.


Para conhecer as editoras e obras da Rede Federal, acesse aqui.

Diretoria de Comunicação do Conif

Texto: Marina Oliveira/Conif
Foto: Marina Oliveira/Conif (capa) / Arquivo Pessoal/Olliver Mariano

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba