Camilo Santana empossa novos membros do Conselho Nacional de Educação

O ministro da Educação, Camilo Santana, empossou os treze novos membros do Conselho Nacional de Educação (CNE). A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (13/8), no auditório Anísio Teixeira, localizado na sede do CNE, em Brasília (DF). O órgão, que tem a função de formular e avaliar a política nacional de educação, é composto pelas câmaras de Educação Básica e Educação Superior.

Foram empossados hoje, para a Câmara de Educação Básica, o sociólogo Antônio César Russi Callegari, a pedagoga Cleunice Matos Rehem, o advogado Gastão Dias Vieira, as professoras Givânia Maria da Silva e Maria do Pilar Lacerda, o professor Heleno Manoel Gomes de Araújo Filho, a jornalista Mariana Lúcia Agnese Costa e Rosa, e o cientista político e professor Israel Batista.


Israel, que foi deputado federal pelo Distrito Federal, foi um dos indicados ao MEC para o cargo de conselheiro do CNE pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). “Estou muito honrado em tomar posse no CNE. Isso é um reconhecimento de uma trajetória de vida dedicada à educação brasileira, e eu tenho certeza de que teremos muito trabalho em relação à educação técnica e profissionalizante”, disse Israel.


“Como presidente da comissão que aprovou a política nacional de ensino tecnológico e profissionalizante, quero trazer um pouco da minha experiência aos debates sobre esse assunto aqui no Conselho Nacional”, concluiu.


O Conselho Nacional de Educação é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), que desempenha funções normativas, deliberativas e consultivas, assessorando o ministro da Educação. “O CNE é essencial para a formulação de políticas educacionais que assegurem a participação da sociedade no aperfeiçoamento da educação nacional”, destacou Camilo Santana em sua fala na abertura da cerimônia de posse.


Para a Câmara de Educação Superior, foram nomeados o diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Celso Niskier, a médica e professora Ludhmila Abrahão Hajjar e os advogados e professores Maria Paula Dallari Bucci e Otávio Luiz Rodrigues Junior.


O CNE é composto por 24 membros, sendo 22 representantes da sociedade civil - que tem mandatos de dois anos, sendo que metade dos conselheiros é trocada anualmente -  e dois membros natos: os secretários de Educação Básica e de Educação Superior. Em geral, a presidência do conselho é alternada entre representantes das duas câmaras. Os novos conselheiros foram selecionados por seu trabalho nas áreas de educação, ciência e cultura.


Diretoria de Comunicação do Conif

Texto: Marcus Fogaça/Conif
Foto: Moacir Evangelista/Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba