Rede Federal oferece curso gratuito de português para parceiros da Colômbia e México em 2025

A partir de uma demanda do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) será responsável pela oferta da edição de 2025 do Programa de Português como Língua Adicional (PLA) em Rede. As aulas começam no dia 14 de outubro e seguem até 18 de dezembro.


As vagas serão distribuídas entre três instituições parceiras: Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior do México – ANUIES (8 vagas); Tecnológico Nacional do México – TECNM (14 vagas); e Colegio Mayor de Antioquia, da Colômbia – ColMayor (14 vagas). Cada instituição parceira será responsável pela seleção e indicação dos participantes.


Para os parceiros mexicanos, a oferta é o primeiro resultado concreto do diálogo iniciado durante a missão do Conif ao México, em agosto deste ano, que culminou na assinatura de um Memorando de Entendimento com a ANUIES e o TECNM.


Já a parceria com o Colegio Mayor de Antioquia começou por intermediação da ACIET e se consolidou após a recepção de cinco estudantes da Rede Federal para atividades de iniciação científica, com bolsas concedidas pelo Conif por meio do Programa Cidadão Global-Conif.


Para a presidente do Conif, Ana Paula Giraux, o curso irá fortalecer os laços culturais e acadêmicos entre os países. “Tive a oportunidade de conhecer essas instituições e o trabalho realizado por elas, e temos muito a contribuir. Tanto nós com eles quanto eles conosco”, pontuou.


Além da oferta do PLA, o Conif negocia com essas instituições parceiras a disponibilização de cursos gratuitos de espanhol para estudantes e servidores da Rede Federal, ampliando as oportunidades de intercâmbio linguístico e cultural. “O PLA é um primeiro passo e uma resposta imediata para mostrar nosso comprometimento e reconhecimento com as muitas possibilidades e oportunidades de parceria que podemos desenvolver”, completou Ana Paula.


O curso será totalmente online, com aulas síncronas às terças e quintas-feiras, das 21h às 22h30 (horário de Brasília), no período de 14 de outubro a 18 de dezembro de 2025.


PLA em Rede


O Programa de Português como Língua Adicional é uma iniciativa de grande relevância para a internacionalização da Rede Federal. Ao oferecer o ensino virtual do português a parceiros estrangeiros, o programa não só divulga a língua e a cultura do Brasil, mas também cria pontes para futuras cooperações em ensino, pesquisa e extensão.

Diretoria de Comunicação do Conif

Com informações da Diretoria de Relações Internacionais do Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba