A 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT) começou cheia de energia, em Brasília. Ao longo dos três dias de encontro, os participantes terão a oportunidade de conhecer projetos de 62 instituições que ofertam cursos técnicos e tecnológicos em todos os estados brasileiros — são mais de 400 iniciativas desenvolvidas por estudantes, professores e técnicos.
Com o tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”, as atividades foram abertas na manhã desta terça-feira (7), na Arena BRB Mané Garrincha. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou o papel essencial das instituições públicas no avanço do conhecimento e na construção da soberania nacional.
“Noventa por cento da pesquisa realizada neste país é feita pelas nossas instituições públicas — em sua grande maioria, por universidades e institutos federais de todo o Brasil. Defender um país soberano é defender a educação, a ciência e a tecnologia. Viva a Educação e viva o Curicaca!”, frisou o ministro.

No palco de abertura estavam presentes, além do ministro da Educação, a reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB), Veruska Machado; o vice-presidente da República e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin; a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli; entre outras autoridades.
Conif na 5ª SNEPT
Os dirigentes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) participam da 5ª SNEPT em momentos estratégicos para dar visibilidade às ações da Rede Federal, além de acompanhar as delegações de cada instituição que estão expondo na feira. Os eventos ocorrem em paralelo a 149ª Reunião Ordinária do Colegiado.
Nesta terça-feira (7/10), primeiro dia do encontro, será realizada a entrega do Prêmio da Educação Profissional para a Economia Verde, em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). A iniciativa reconhece projetos alinhados ao desenvolvimento sustentável.
Para o dia 8 de outubro, está previsto o lançamento da série audiovisual “Indicações Geográficas nos Institutos Federais”, que mostra como a Rede Federal tem contribuído para fortalecer o desenvolvimento territorial, econômico e social.
Já no último dia, 9 de outubro, os conselheiros do Conif acompanharão o lançamento da coleção “Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: quase dois séculos mudando o Brasil”, obra que reúne experiências e trajetórias das instituições da Rede Federal em todas as regiões do país.
ConectaIF
A 5ª SNEPT é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e está sendo realizada em conjunto com o Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria (Curicaca), promovido pela ABDI, e com o ConectaIF, evento institucional do IFB.
Durante a cerimônia, a reitora do IFB destacou a importância da coletividade na construção do evento. “Nós, dos Institutos Federais, agimos em rede. Esse é o nosso foco. A gente consegue trabalhar em rede, a gente consegue fazer acontecer. E foi por meio do trabalho em rede, aqui no Distrito Federal e com colegas de outros estados, que conseguimos realizar um evento tão bonito como este.”

O ConectaIF é um evento gratuito e anual realizado pelo IFB, que reúne ensino, pesquisa, extensão, inovação, tecnologia e conhecimento. Em sua sétima edição, o encontro promove oficinas, mostras, workshops, rodas de conversa, protótipos, apresentações culturais, palestras, competições e exposições.
Seu principal objetivo é fomentar o diálogo entre as diversas ações desenvolvidas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, estimulando a troca de conhecimentos entre pesquisadores, professores, estudantes, gestores, empresários, representantes de instituições parceiras e o público visitante.
Festival Curicaca
A primeira edição do Festival Curicaca reúne, em diferentes pontos de Brasília, palestrantes nacionais e internacionais, representantes do setor produtivo e instituições públicas. Gastronomia, shows e apresentações tecnológicas também integram a programação. O evento também é gratuito e segue até sábado (11).

O festival está dividido em dez trilhas de conhecimento: energia renovável e sustentabilidade energética; inovação em saúde e biotecnologia; transformação digital e Indústria 4.0; segurança e defesa tecnológica; indústria verde e economia circular; agroindústria sustentável e agricultura familiar; inovação social e desenvolvimento regional; políticas e regulação; infraestrutura sustentável e mobilidade verde; e tecnologia criativa e inclusão digital.
Presidente da ABDI e fundador do Festival, Ricardo Cappelli afirmou que trata-se de uma oportunidade para unir conhecimento, tecnologia e vocação produtiva do país. “É um espaço para pensarmos juntos soluções que integrem indústria e inovação, fortalecendo a economia e preparando a juventude para os desafios de um mundo em constante transformação. É celebrar a tecnologia e a inovação como motores de desenvolvimento e pilares para um salto civilizacional”, disse.
Diretoria de Comunicação do Conif
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC, da presidência da República e do IFB