REDITEC 2022 encerra atividades com muitos êxitos e anuncia sede da próxima Reunião Anual dos Dirigentes da Rede

Depois de quatro dias de intensa programação, chegou ao fim a 46ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica – REDITEC 2022, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém do Pará.


“O evento em Belém foi fantástico. A REDITEC, depois da pandemia, foi um momento em que você percebe que as ideias estão na cabeça e que as esperanças se renovam e que o futuro está aberto para o sucesso da Rede Federal. O IFPA está de parabéns e a Rede Federal ganhou muito nesses últimos dias intensos de atividades”, elogiou o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal do Ministério da Educação – DDR/SETEC/MEC, Kedson Raul de Souza Lima, que também esteve presente na cerimônia de encerramento do evento.


No total, foram três palestras, três mesas-redondas, uma conferência, quarenta relatos de experiências exitosas e diversas reuniões, com o objetivo de compartilhar e planejar ações da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, especialmente acerca do tema “Povos e Identidades na Educação Profissional”. Cerca de 900 pessoas, entre participantes e equipe organizadora, circularam entre as diversas salas e os onze estandes do evento. 


“Acho que a gente se reconectou enquanto Rede. Depois de dois anos, por conta da pandemia, a gente pode realizar essa reunião de gestores. E que pela primeira vez aconteceu na Amazônia, o que nos enche de orgulho, não apenas como Instituto Federal do Pará, mas como toda a Rede. Acho também que foi um momento de muita emoção, debates dos mais aprofundados sobre a temática central e outros que a orbitam”, declarou o reitor do Instituto Federal do Pará – IFPA e atual presidente do Conif, Cláudio Alex Jorge da Rocha.


A cerimônia de encerramento do evento mexeu com as emoções dos presentes, desde seu início, com a apresentação da Carta de Belém, escrita em conjunto pelos reitores que compõem o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Conif. Entre as palavras finais das autoridades que compuseram o dispositivo, houve ainda homenagens a Cláudio Alex e aos coordenadores da equipe organizadora do evento. 


“Não tenho como falar de dever cumprido se não olhar, sem me dirigir àqueles que trabalharam de maneira incansável: toda a equipe de apoio que esteve por trás, que engrandeceu o evento. Essa foi a tônica da REDITEC 2022, em Belém: um grandioso evento e isso foi dito por todos aqueles e todas aquelas que passaram por aqui”, orgulhou-se o reitor.

Além de Claudio Alex e Kedson Raul Lima, também compôs a mesa de abertura o reitor do Instituto Federal do Rio Grande de Norte – IFRN e anfitrião da REDITEC 2023, José Arnóbio de Araújo Filho. “Levar a REDITEC para Natal é um grande desafio. Serão desafios imensos, mas, diante da qualidade dos profissionais que nós temos, eu tenho certeza que a gente vai conseguir fazer um evento tão grandioso quanto foi a REDITEC aqui no estado do Pará”, prometeu José Arnóbio.

Com a temática “Novos tempos, novos rumos: a Rede que queremos”, a 47ª REDITEC acontecerá em setembro de 2023, na capital Natal. “A nossa proposta para o próximo ano é pensar na reconstrução e nos desafios da Rede de Educação Profissional. Vamos discutir os processos democráticos, que foram duramente atacados na nossa Rede e que são fundamentais para balizar nossas ações dentro da nossa instituição. Até porque o processo democrático inicia com as eleições dos dirigentes máximos e, a partir daí, temos um conjunto de ações de colegiados, órgãos colegiados, movimento estudantil e movimentos sociais, que conseguem pensar numa política efetiva, para que a gente consiga fazer com que os filhos e filhas da classe trabalhadora adentre a nossa instituição, conclua com o seu ciclo acadêmico e possam ir ao mundo do trabalho, como profissionais que podem fazer a diferença necessária que a gente precisa”, concluiu o reitor do IFRN.


Nos próximos dias, a equipe de Comunicação da REDITEC 2022 continuará compartilhando informações sobre os detalhes das discussões das diversas atividades do evento. Acompanhe aqui no site do Conif.

Equipe de Comunicação da REDITEC 2022


Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba