Forpog debate na REDITEC 2022 regulamentação de atividades docentes, empreendedorismo e rede maker

Na terça-feira, 8, o Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog) do Conif, Vinícius Martins (IFSul), coordenou os diálogos com os reitores membros da Câmara de Pesquisa e Inovação do Conif, Jadir José Pela (IFES) e Júlio Xandro Heck (IFRS); o diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Fábio de Medeiros Souza, e a assessora do Núcleo Estruturante da Política de Inovação da Setec, Úrsula Gomes Rosa Maruyama, ao longo do Forpog.


Os professores Jadir e Júlio debateram sobre a pacificação da Portaria Nº 983 de 18 de novembro de 2020, estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), e destacaram a necessidade dos institutos trabalharem internamente e estabelecerem as diretrizes complementares para a regulamentação das atividades docentes, estabelecendo a carga horária de aulas da melhor maneira para atender o que determina o documento.


Na sequência, Medeiros abordou o tema “Educação Profissional e Tecnológica para o Empreendedorismo e a Inovação”, um dos eixos da Agenda Novos Caminhos. Apresentou dados sobre investimentos e as ações desenvolvidas para a implantação de uma Política de Fomento ao Empreendedorismo e à Inovação por parte do MEC junto às instituições de ensino da Rede Federal. Destacou os quatro eixos principais desta política: a educação para a transformação digital, o surgimento de negócios de base tecnológica, a capacitação tecnológica do setor produtivo, e a necessidade de promover, cada vez mais, a integração estratégica da educação com o setor produtivo. 


Finalizando o Forpog, Maruyama fez uma breve apresentação da Rede Maker. Os laboratórios maker são ambientes projetados para proporcionar inovação, por meio da criatividade e da produção customizada de materiais. Na prática, são ambientes com espaços, materiais, ferramentas digitais e tecnológicas compartilhadas que facilitam o espírito colaborativo. Devem impulsionar a liberdade de criação, de inovação de processos produtivos, colaborativos e de pessoas. O ambiente maker requer equipes com compreensão das funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle para implantação de estratégias. 


“Esta integração do fórum com a Setec e o Conif é muito importante para o fortalecimento efetivo da pesquisa, da inovação e da pós-graduação dentro da Rede Federal. Acredito que isso dá mais força para que o fórum continue trabalhando, criando documentações, diretrizes e trazendo outras demandas para que sejam apresentadas”, avalia o coordenador do Forpog, Vinícius.


Os participantes do fórum receberam o Manual Maker denominado “O ‘Aprender Fazendo’ da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica” que traz as perspectivas da educação maker, o passo a passo para a criação de um ambiente onde se aprende executando, as ferramentas de gestão para as equipes gestoras e o que é a rede maker.


Equipe de Comunicação da REDITEC 2022


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