REDITEC 2022 inicia com solenidade de abertura na presença de representantes das mais de 650 unidades da Rede Federal


Foi realizada ontem, dia 07 de novembro, a solenidade de abertura da 46ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica - REDITEC 2022.


Estiveram presentes na mesa de honra o Presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – CONIF e Reitor do Instituto Federal do Pará - IFPA, Claudio Alex Jorge da Rocha, anfitrião da solenidade; o Governador do Estado do Pará, Helder Zahluth Barbalho; o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), Tomás Dias Sant’Ana; o Prefeito do Município de Belém, Sr. Edmilson Brito Rodrigues; o Presidente do Conselho Nacional dos dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (CONDETUF), Sr. Zilmar Rodrigues de Souza; e o Chefe da Casa Civil, Luiziel Guedes.


Também estiverem na cerimônia a Secretária de Educação do Município de Belém, Mariana Bittencourt Brito e o Secretário de Administração Municipal, Jurandir Santos de Novaes.


Além das autoridades citadas, cerca de 800 gestores de Instituições de Ensino estão reunidos em Belém do Pará, no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, com o objetivo de discutir o tema “Povos e Identidades na Educação Profissional”.


De acordo com o Secretário da SETEC/MEC, Tomás Dias Sant’Ana, é um orgulho estar presente na REDITEC com mais de 650 unidades representadas pelos seus gestores. Ele citou que os esforços dos gestores devem se direcionar a dois grupos: “o primeiro conjunto de pessoas que devemos cuidar e conduzir é dos nossos estudantes. O segundo conjunto é composto por professores e técnicos administrativos que atendem ao desafio de levar educação aos nossos jovens e conduzi-los para formação e atendimento aos arranjos produtivos locais. Esse objetivo está inerente à rede de educação profissional, científica e tecnológica. E para que essa condução aconteça de forma plena, todos vocês se desdobram enquanto gestores. Então fica aqui o reconhecimento da Secretaria de Educação, Profissional e Tecnológica a todos os gestores que compõem a nossa rede e o meu agradecimento”.


Já o Presidente do CONDETUF, Sr. Zilmar Rodrigues de Souza, destacou a necessidade de reinvenção das instituições federais durante o contexto pandêmico e também a importância do tema da 46ª edição da REDITEC, na medida em que este integra as discussões sobre a inclusão e diversidade, o reconhecimento da ampla heterogeneidade de perfis e particularidades locais e regionais.


“Cabe ressaltar a importância da atuação dos entes integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica frente ao compromisso e desafio da inclusão social, auxiliando nas mudanças sociais diante das situações de exclusão, promovendo reflexões sobre inclusão e diversidade, ampliando o reconhecimento da realidade local e do contexto regional no qual indivíduos estão inseridos, oportunizando o acesso à educação e formação profissional”, citou Zilmar. 


O Prefeito Edmilson Brito Rodrigues destacou sua crença de que “o motor principal de qualquer nação soberana seja a sua capacidade de inovar. E não há como inovar sem que a ciência e a tecnologia componham as forças motrizes do desenvolvimento”.


“Qual é o filho de um comerciário, de uma dona de casa, qual é o neto de uma indígena, de um operário da construção civil, de um motorneiro de bonde, de uma negra quilombola do Marajó, que tem a oportunidade de chegar a ser prefeito de Belém se não tem a oportunidade estudar em escolas públicas que ofereçam educação de qualidade?”, questionou Edmilson.


O prefeito também sugeriu a criação de uma comissão especial para elaboração de um grande manifesto em defesa da educação pública brasileira e da educação tecnológica frente aos grandes desafios que a área tem enfrentado. Segundo ele, “nenhum governante realiza seus sonhos se não houver uma sociedade viva, organizada e capaz de ajudar a pressionar que a educação seja uma verdadeira prioridade”.


O Presidente do CONIF e Reitor do IFPA, Claudio Alex Jorge da Rocha, se emocionou ao dar boas-vindas a todos e fez sua saudação inicial através de um poema. Claudio ressaltou que “é preciso relembrar que todas as instituições mencionadas nesses versos nascem da necessidade de dar sustentação a um projeto nacional, baseado na soberania, democracia e inclusão social. Princípios estes que, embora tão atacados nos últimos anos, tiveram uma defesa inflexível por parte do CONIF, resguardando a potência de nossas instituições no embate, resistência e diálogo com vistas à garantia da educação pública, gratuita e de qualidade”.


Ele ainda destacou o sentimento de que aqui recomeça, para a Rede Federal e para o país, um tempo de maior paz social. “Isso é o que eu sinto e acredito que a maioria dos que estão aqui. Tempo de superação dos retrocessos civilizatórios, da expectativa da garantia dos investimentos necessários para combate à fome, para melhoria da educação e saúde públicas e, em síntese, da esperança da construção de um tecido social costurado pelos princípios democráticos, de respeito às diversidades, de promoção de oportunidades, da diminuição da pobreza e das desigualdades sociais”.


O Governador Helder Zahluth Barbalho, finalizou os discursos da noite convidando a todos para aproveitarem o turismo, as belezas e gastronomias do Pará. Segundo ele, é uma oportunidade de “festejar o reencontro e a oportunidade de, presencialmente, estarem todos aqui em Belém, na Amazônia, para reafirmar a luta a favor da educação, da resistência de um povo que compreende que, sem a educação não se tem futuro. Que, a partir da educação, do conhecimento, dos avanços, da tecnologia, da inovação e da ciência nós podemos consolidar o hoje e, acima de tudo, assegurar o amanhã”.


O Governador ainda agradeceu a parceria do governo do Estado com o Instituto Federal do Pará, com a Universidade Federal do Pará, com a Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Estado, com a Universidade Federal do Oeste, com a Universidade Federal Rural da Amazônia e com a Universidade Estadual do Pará. Segundo o Governador, somente através dessa parceria, que também se estendeu a algumas instituições particulares, foi possível levar ensino superior presencial para 144 cidades do Estado.



Atrações Culturais


Apresentações de artistas locais abrilhantaram a solenidade de abertura da 46ª edição da REDITEC. As atrações do início do evento, assim como o Hino Nacional, foram apresentadas pelo Grupo Ensemble do Instituto Federal do Pará - Campus Paragominas.


A noite de abertura foi encerrada pelo grupo Arraial do Pavulagem. O grupo de música regional brasileiro é considerado patrimônio cultural de Belém e do Estado do Pará.

As atividades da REDITEC acontecem até 10 de novembro e parte da programação está sendo transmitida ao vivo pelo canal oficial do IFPA no YouTube.


Equipe de Comunicação da REDITEC 2022

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba