Conferência de Abertura da REDITEC 2022 destaca trajetória histórica para projetar o olhar ao futuro da educação profissional no país

Após a cerimônia de abertura foi realizada a palestra “Entre o Passado e o Presente: o lugar da Educação Profissional na Formação na Nação Brasileira”, ministrada pelo Diretor de Ensino do Instituto Federal Catarinense (IFC), Reginaldo Leandro Plácido.


Reginaldo destacou que cabe à toda a sociedade o dever de educar e que a escola é mais um aparelho educativo. “A educação deve ser encarada como uma necessidade da vida social. Pois esta se perpetua por intermédio da educação. O desenvolvimento educacional, para além da perspectiva do senso comum, que a associa ao crescimento e desenvolvimento econômico, está intimamente relacionado ao acúmulo de felicidade que a democratização dos acessos ao conhecimento e informação podem proporcionar. Consequentemente, não há perspectiva de liberdade sem acesso ao conhecimento e informação. Ou seja, conhecimento e informação são condições básicas para superar desigualdades e se aproximar da equidade em uma sociedade de classes”.


Tratando sobre o tempo de criação dos mais de 650 Campi de Institutos Federais, Reginaldo trouxe um mapa de 2018 e disse que, ao tratarmos do projeto de interiorização dos Institutos Federais, tratamos de uma pedagogia histórico-crítica, que dialoga com a sociedade e que traz, aos meninos e meninas desse país, o sonho de ser cidadão”.


“O presente é um tempo muito curto. Agora é presente, daqui a dois minutos não é mais presente. E a gente precisa tomar uma atitude no presente: ou voltamos ao passado e nos agarramos a ele, ou olhamos para o futuro que é pra onde nós devemos apontar os nossos sonhos”, citou Reginaldo.


Equipe de Comunicação da REDITEC 2022


Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba