Reitor do IFMG é empossado em cerimônia no Ministério da Educação

O ministro da Educação, Camilo Santana, empossou nesta quarta-feira (11/10) o reitor do Instituto Federal de Minas Gerais, Rafael Bastos Teixeira. A cerimônia aconteceu na Galeria dos Ministros, na sede do Ministério da Educação (MEC) em Brasília. O reitor foi eleito em junho, durante um processo que também escolheu os diretores dos 18 campi da instituição para o mandato 2023-2027.


Natural de Viçosa, Rafael Bastos é docente da Rede Federal desde 2008, quando ingressou no Cefet Bambuí - que, no mesmo ano, tornou-se campus do IFMG. "Temos muito trabalho pela frente. Vamos reposicionar o IFMG junto ao Conif e à Rede Federal, consolidando a instituição e trabalhando para o benefício de nossos estudantes", destacou o reitor recém-empossado.


Ao empossar o novo reitor, o ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou a importância e qualidade do ensino oferecido pelos Institutos Federais, indicando que o governo federal em breve anunciará um projeto para consolidar e expandir essas instituições por todo o país. "Os IFs são referências de qualidade. Se há algo bem-sucedido na educação brasileira, são os institutos", afirmou Camilo, desejando sucesso ao reitor na liderança do IFMG nos próximos quatro anos.


A cerimônia de posse contou com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Getúlio Marques Ferreira, do diretor Executivo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Alexandre Bahia, e do deputado federal Reginaldo Lopes (PT/MG).


"Participei da criação dos Institutos Federais em 2008. Estamos celebrando 15 anos de história. O IFMG é um exemplo para todo o Brasil. Vamos trabalhar para consolidar a instituição, expandindo-a e levando a excelente educação do Instituto Federal de Minas Gerais para outras cidades, beneficiando mais jovens", ressaltou o parlamentar.


O reitor, graduado em Zootecnia, possui mestrado e doutorado na mesma área, além de ter realizado pós-doutorado no Centro Nacional de Pesquisa em Gado de Leite da Embrapa. Especialista em Gestão Pública, foi eleito diretor-geral do Campus Bambuí por dois mandatos consecutivos e esteve à frente da unidade desde 2015.


Assessoria de Comunicação do Conif

Fotos: ​Luis Fortes/MEC e Moacir Evangelista/Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba