Reitora, do Colégio Pedro II, representa o Conif em encontro sobre mobilidade e francofonia

A segunda edição do Encontro FRANMOBE – Francês para a Mobilidade recebeu a reitora do Colégio Pedro II, Ana Paula Giraux, na mesa-redonda “Pensar a internacionalização através das políticas linguísticas em favor de uma educação plurilíngue”. A participação ocorreu no primeiro dia do encontro, que acontece nesta quinta e sexta-feira (9 e 10/3), em São Paulo. A dirigente compõe a Câmara de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).


A adida de cooperação educativa da Embaixada da França, Helene Ducret, e o Diretor regional da Agência Universitária da Francofonia, Gilles Mascle, foram os mediadores da mesa-redonda, que teve como objetivo dar voz às instituições que idealizam a internacionalização para que elas apresentem a visão institucional de suas políticas de línguas assim como suas realizações e ambições na área.


Em sua fala, a conselheira do Conif apresentou a instituição e defendeu a construção de uma política nacional de plurilinguismo e internacionalização liderada pelo Ministério da Educação (MEC). “Há uma necessidade de termos uma política de Estado para que essas ações sejam ampliadas para todo o país e não seja uma decisão de cada gestão”, pontuou Ana Paula. “É importante termos orçamento e fomento para que as políticas de internacionalização sejam implementadas de fato”, concluiu a reitora do Colégio Pedro II.


O encontro é liderado pela Embaixada da França no Brasil e tem como objetivo reunir especialistas e autoridades educativas para discutir a implementação de políticas linguísticas em prol da internacionalização do ensino superior e de compreender o programa FRANMOBE como uma ferramenta de cooperação para promover a mobilidade acadêmica.


Também participaram da mesa-redonda o Conselheiro Especial do Ministro da Educação, Thomas Alexandre Meyer Napoleão; a Coordenadora das Relações Internacionais do Ensino Superior do Ministério da Educação, Jaquelina Pinheiro Schultz; o vice-presidente da FAUBAI, José Celso Freire; a coordenadora Nacional da Rede Idiomas Sem Fronteiras (ANDIFES), Denise Martins de Abreu-e-Lima; o presidente da Federação Brasileira de Professores de Francês, Pedro Armando Magalhães; o colaborador do Observatório das Práticas e da Aprendizagem do Francês (USP ALTER-AGE), Patrick Chardenet; e a Membro do GT-POLINGUAS (USP), Vera Lúcia Marinelli.


Na plateia desta segunda edição do Encontro FRANMOBE estiveram representantes dos Institutos Federais de Santa Catarina (IFSC), de Minas Gerais (IFMG), do Maranhã (IFMA), de São Paulo (IFSP), de Pernambuco (IFPE), da Paraíba (IFPB), do Mato Grosso do Sul (IFMS) e Catarinense (IFC), além de representantes do Cefet/RJ e do Colégio Pedro II.


Cooperação Conif-França


A parceria entre as instituições francesas e o Conif, com vistas ao incremento da cooperação internacional, tiveram início em 2011. Dentre os projetos e ações, destacam-se o Programa de Serviço Cívico, o Fórum Ciência e Sociedade, que foram desenvolvidos em parceria com o Ministério da Agricultura e Alimentação da França, e o Programa de Assistentes de Francês, que é realizado em parceria com a Embaixada da França. Em 2021, a embaixada francesa e o Conselho também promoveram a primeira edição do Diálogos CONIF-França. O encontro virtual explorou as potencialidades da cooperação acadêmica entre as instituições dos dois países.


Assessoria de Comunicação do Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba