Conif promove capacitação em Instrumentos Jurídicos em PD&I para servidores da Rede Federal

A Câmara de Inovação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) iniciou uma série de capacitações voltadas aos servidores que atuam na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação das instituições ligadas ao Conselho. As atividades estão sendo desenvolvidas juntamente com o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Inovação (Forpog). 


O primeiro encontro ocorreu virtualmente nos dias 27 e 28 de fevereiro e teve como tema Instrumentos Jurídicos para Acordos de Parceria para Projetos de Inovação. "Trata-se de uma capacitação fundamental para a Rede Federal. Nos últimos anos, houve importantes alterações nas legislações e regulamentos referentes às áreas de inovação e desenvolvimento tecnológico e isso nos trouxe a necessidade de instrumentalizar os gestores e as equipes que cuidam disso nas instituições. Além disso, esperamos também que contribuam para tornar os processos mais céleres e que aumentem as possibilidades de interação entre as instituições da Rede e os parceiros externos”, explica o reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e coordenador da Câmara de Inovação do Conif, Júlio Heck.


A capacitação foi ministrada pela ex-procuradora do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Diana Guimarães Azin, que atuou junto à Câmara Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação da AGU para elaboração de modelos de instrumentos jurídicos com base no Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Essa temática é importantíssima para o desenvolvimento país, pois ajuda a alavancar e tornar o Brasil mais competitivo. É por meio da pesquisa, do desenvolvimento tecnológico e da inovação que vamos conseguir dar esse importante passo para o nosso país”, disse Diana aos espectadores que acompanharam sua fala pelo canal da pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF Sul), no YouTube


Também participaram da primeira rodada de capacitações o diretor-geral do Polo de Inovação do IFCE, Tarique da Silveira Cavalcante, e a procuradora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ludmila Meira Maia Dias. A mediação da capacitação foi feita pelos pró-reitores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Vinícius Martins e Adalton Ozaki, do IF Sul e Instituto Federal de São Paulo (IFSP), respectivamente. 


Outras três capacitações estão previstas para ocorrer no decorrer de 2023. Segundo Adalton Ozaki os temas previstos são: transferência de Tecnologia; valoração de Tecnologias; e aquisição de equipamentos para Pesquisa e Inovação. Os encontros ainda não têm datas para serem realizados. Para assistir a primeira capacitação, acesse os links:


Instrumentos Jurídicos para Acordos de Parceria para Projetos de Inovação:

Parte 1 (27/2)

Parte 2 (28/2)


Forpog - O Fórum é um órgão de assessoramento da Câmara de Inovação do Conif. É composto por um representante de cada instituição da Rede Federal, sendo Pró-Reitor ou Diretor responsável pelas ações sistêmicas vinculadas ao tema. A partir de agendas específicas, o grupo discute e propõe ações relacionadas ao planejamento e desenvolvimento da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, contribuindo com as Políticas Educacionais do País.


Assessoria de Comunicação do Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba