Reitores da Rede Federal se encontram em Macapá de 9 a 11 de maio

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) será o anfitrião da 122ª Reunião Ordinária do Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que vai ocorrer de 9 a 11 de maio, em Macapá-AP. Será a primeira vez que os reitores e reitoras das 41 instituições da Rede Federal se reunirão na capital amapaense. Na pauta, estarão questões de relevância da Rede Federal, como a promoção da cultura de paz e segurança nas escolas e o Plano Nacional de Educação.


“Isso nos dá uma sensação ímpar de felicidade e, também, de responsabilidade. Que todas as reitoras e reitores sintam-se em casa de um jeito bem tucuju de ser do povo daqui. Temos certeza de que o Ifap já está com o nome inscrito na história dessa nossa Rede Federal e, agora, terá o prazer de apresentar-se, presencialmente, aos 40 colegas reitores e reitoras, que há mais de uma década constroem, juntos, caminhos possíveis para uma vida digna através da educação”, afirma a reitora do Ifap, Marialva Almeida.


Para a presidente do Conif, Maria Leopoldina Veras, reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), “realizar a reunião do Conif no Ifap é uma possibilidade de conhecermos um pouco mais da instituição, cultura, comidas e realidade dos nossos alunos e servidores, ou seja, do nosso povo do Amapá. O Norte do país é muito rico e nossa expectativa para conhecer mais a região é grande".


A programação da 122ª Reunião Ordinária do Conif será realizada em três locais: Museu Sacaca, Fecomércio Amapá e Campus Macapá do Ifap. A partir das 9 horas de terça-feira (9/5) ocorrerá a solenidade de abertura, tendo como atração cultural o Grupo de Marabaixo "Ancestrais". Está prevista a participação de autoridades estaduais e municipais, além de parlamentares. Em seguida começa a pauta de discussões. Até o meio-dia, serão abordados informes da presidência do Conif e a apresentação do Instituto Jaqueline Góes.


Da tarde de terça-feira até a manhã de quinta-feira (11/5), a reunião terá como sede o auditório da Fecomércio Amapá. Os assuntos a serem discutidos serão relatos da Missão Canadá, Fórum Nacional de Educação (FNE), diretrizes para promoção de uma cultura de paz e segurança no ambiente educacional, Novo Ensino Médio, Índice de Institutos Federais Empreendedores (Brasil Júnior) e o Plano Nacional de Educação (PNE).


Na tarde de quinta-feira, os reitores e reitoras participarão da Feira da Diversidade Tucuju, no Campus Macapá, que terá comercialização de produtos e alimentos regionais, apresentações culturais e amostras científicas de estudantes de todas as unidades do Ifap.


A Rede


A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem mais de 100 após de existência e contempla, atualmente, mais de 640 campi e 1,5 milhão de estudantes em todo o país. No Amapá, está efetivamente presente desde 2010 com a implementação dos primeiros cursos técnicos pelo Instituto Federal do Amapá, nos campi Laranjal do Jari e Macapá.


Hoje o Ifap tem seis unidades de ensino - campi Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Porto Grande e Santana e Centro de Referência EaD Pedra Branca do Amapari – com oferta de cursos técnicos e tecnológicos de nível médio e superior, além de Pós-Graduação e Formação Inicial e Continuada (FIC). São 7.828 alunos matriculados, em maio de 2023, e milhares de profissionais já formados em diferentes áreas.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Suely Leitão / Dicom IFAP



Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba