São José do Rio Preto recebe os Jogos das Instituições Federais (JIF)



Estudantes de 31 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de todo Brasil estarão na cidade de São José do Rio Preto, entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, para participar dos Jogos das Instituições Federais (JIF) 2022. Mais de duas mil e quatrocentas pessoas, entre alunos e servidores, participarão da disputa de onze modalidades esportivas em 13 centros esportivos do município, bem como acompanharão os jogos, sendo o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) o anfitrião do evento.

A expectativa é movimentar a cidade a partir do dia 28, segunda-feira, com os primeiros jogos. A cerimônia de abertura acontece no dia 29, terça-feira, no Centro de Eventos municipal, quando todas as delegações já estarão presentes.


O JIF, tradição anual da Rede Federal, retoma este ano as atividades, após dois anos de pausa, devido à pandemia . Esta é a primeira vez que o IFSP acolhe a edição nacional da competição, e que receberá a maior quantidade de estudantes-atletas desde sua criação. A última edição ocorreu em 2019, em Guarapari (ES), coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A próxima sede deve ser anunciada durante a semana dos jogos.

Para o reitor do IFSP, Silmário Santos, “este é um evento que vai proporcionar a dois mil alunos da rede terem uma experiência de vida muito marcante, ao tratarmos esse encontro não só como uma competição esportiva, mas também por sua abrangência cultural, política, ética e de inclusão; que é parte do processo formativo que ofertamos na rede federal”. Ele ressalta o comprometimento dos servidores de todo IFSP, e, em especial, do Câmpus Rio Preto, para realizar um evento tão grande e importante.


A prefeitura municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, é parceira do evento, bem como está contribuindo na cessão dos espaços municipais para a execução dos jogos e empréstimo de materiais. O diretor-geral do Câmpus Rio Preto do IFSP, Marcos Furini, destaca o privilégio de um câmpus, ainda em implantação, estar recebendo um evento de tamanha magnitude, além de uma cidade do interior sediar uma competição esportivaque receberá pessoas de todo Brasil.


“É uma grande oportunidade de visibilidade do câmpus, para que a sociedade possa nos conhecer melhor, tanto os cidadãos de São José do Rio Preto, quanto as cidades do entorno, e mostrar a hospitalidade do interior paulista aos nossos visitantes”, enfatiza o diretor.


Também durante a semana, no Câmpus Rio Preto, acontece a reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que reúne os dirigentes das instituições federais de educação profissional, científica e tecnológica do Brasil, somando, atualmente 644 unidades, reunidas em 38 institutos federais, dois centros federais de educação profissional e tecnológica e o Colégio Pedro II.


Acompanhe a cobertura dos jogos em:
ifsp.edu.br/jifnacional2022
instagram.com/jifnacional
facebook.com/jifnacional


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: IFSP


Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba