Sexta edição do Enedif será sediada pelo Intituto Federal do Mato Grosso (IFMT)

O Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) sediará, nos dias 09, 10 e 11 de novembro deste ano, a sexta edição do Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal (Enedif) 2022. O evento ocorrerá no formato on-line e sua programação será transmitida pelo canal do IFMT no YouTube, o IFMT Oficial. A programação contará com palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, minicursos e lançamento de livros. As inscrições para participação nas palestras, mesas-redondas e minicursos seguem abertas e podem ser realizadas na página do evento. Clique aqui e acesse.


O Enedif tem como principal objetivo discutir os desafios e perspectivas relacionados à produção editorial da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Nesse sentido, sua sexta edição traz como tema “Editoras da Rede Federal: Desafios e perspectivas”.


A programação do Enedif 2022 iniciará no dia 09 de novembro, às 09 horas (horário de Brasília), com a cerimônia de abertura, da qual participarão o reitor do IFMT, Julio César dos Santos, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Epaminondas de Matos Magalhães, o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Claudio Alex Jorge da Rocha, o coordenador do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação dos Institutos Federais (Forpog), Vinícius Martins, a coordenadora do Grupo de Trabalho Permanente sobre Assuntos Editoriais (GT Editores), Leila de Sena Cavalcante, e Presidente de Comissão Organizadora do Enedif 2022, Silvana Santos da Cruz.


Em seguida, haverá o colóquio de abertura “Editoras Acadêmicas: Quem somos, onde estamos e para onde vamos?”, com a palestrante Marieta de Moraes Ferreira (FGV).


No período da tarde, das 14h às 15h30, serão ministrados os minicursos “A importância dos metadados na plataforma OJS para divulgação científica”, com Luis Andrés Castillo Bracho (UFPA), Dailson Evangelista Costa (UFT) e Thiago Beirigo Lopes (IFMT); “Produção editorial e design em uma editora universitária”, com Carla Fernanda Fontana (USP) e “Trabalho editorial e melhorias em classificação e qualis”, com Juheina Lacerda Ribeiro Viana Alencar. Logo após os minicursos, ocorrerá o lançamento de livros das Editoras da Rede Federal.


Para finalizar a programação do dia 09, das 17h às 18h30, acontecerá a mesa-redonda “Desafios da edição acadêmica para as Instituições da Rede Federal”, com os palestrantes Rita Virgínia Alves Santos Argollo (presidente da ABEU), Olliver Mariano Rosa (IFG) e André Romero da Silva (IFES).


No dia 10 de novembro, a programação prossegue pela manhã com o Café Editorial, atividade conduzida pelo Grupo de Trabalho Permanente sobre Assuntos Editoriais (GT Editores), que tem como objetivo promover um momento de interação e troca de conhecimentos e experiências entre os editores da Rede Federal. Em seguida, das 10h às 11h30, ocorrerão os minicursos “Critérios de indexação”, com Denise Peres Sales (Scielo); “Revisão de livros acadêmicos: questões preliminares”, com Mariana Rios (EDUFBA) e “Fluxo editorial de obras para publicação”, com Rodrigo Luiz Silva Pessoa (IFRN).


À tarde, das 14h às 15h30, acontecerá a mesa-redonda “Os desafios das editoras de instituições de ensino do Centro-Oeste”, com as palestrantes Maria José Landivar de Figueiredo (UNEMAT) e Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz (IFG). Na sequência, haverá o lançamento do Catálogo ENEDIF 2022, que contará com obras produzidas e publicadas por dez editoras da Rede Federal. A partir das 17h15, ocorrerá o Colóquio de Encerramento “Tendências e perspectivas para a edição acadêmica”, com a palestrante Leilah Santiago Bufrem (UFRGS/UFPR).


No dia 11, das 09h às 12h, será realizada a Assembleia Geral dos Editores.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Forporg

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba