Silvio Almeida participa da abertura da 123ª Reunião Ordinária do Conif

O ministro de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, participou da abertura da 123ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A Educação voltada para os Direitos Humanos foi um dos focos do diálogo com os conselheiros da Rede Federal, além da convergência de parceria entre o Conselho e o Ministério. O encontro ocorreu na sede do Conif, em Brasília, na segunda-feira (12/6).


Em sua fala inicial, o ministro destacou que o MDHC está organizado para pensar o futuro e enfrentar novos desafios, visando garantir a efetivação da cidadania e a universalização dos direitos. Silvio Almeida ressaltou a importância de envolver instituições parceiras para reconfigurar os Direitos Humanos como política de Estado e mencionou a proposta de criar uma política nacional voltada para a cidadania.


Para marcar o início dessa colaboração, será assinado um Acordo de Cooperação Técnica para a promoção, proteção e defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa em todo o território nacional, na próxima quarta-feira (14/6), entre o Conif e o Ministério. “A Rede Federal traz em sua concepção a formação profissional e cidadã. Desejamos que nossos estudantes tenham a capacidade de reivindicar seus direitos como cidadãos. Portanto, a valorização dos direitos humanos está intrínseca à natureza da Rede”, destacou a presidente do Conif, Leopoldina Veras.


Além dessa parceria, o ministro convidou as instituições da Rede Federal a se engajarem nas eleições para os Conselhos Tutelares do país, que ocorrerão em 1º de outubro deste ano. "Devemos proteger nossas crianças. Vejo um grande potencial nas comunidades acadêmicas das instituições para promover uma mobilização significativa. É fundamental que toda a sociedade esteja engajada, e a Rede Federal pode nos ajudar a transformar o Brasil", destacou Silvio Almeida.


A 123ª Reunião Ordinária do Conif será realizada em Brasília até o dia 15 de junho. Nesta semana, também ocorrerá a segunda edição do Seminário Forcampo, que será realizado no campus Planaltina, do Instituto Federal de Brasília (IFB) e será transmitido ao vivo por meio do canal da instituição no YouTube.


Pautas estratégicas


Na segunda-feira, os conselheiros tiveram uma reunião com o Grupo de Trabalho responsável pelo desenvolvimento do Planejamento Estratégico da Rede Federal. Esse grupo é composto por representantes dos nove fóruns do Conif e do Pleno, e tem como objetivo traçar estratégias para impulsionar o progresso das instituições, fortalecendo sua atuação e gerando impactos positivos por meio de análises criteriosas, identificação de oportunidades e desafios.


Na terça-feira (12/6), o pleno do Conif receberá Denise Carvalho, chefe da Assessoria da Secretaria do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e Colegiados do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Em seguida, haverá reuniões com representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e com a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Mercedes Bustamante.


Assessoria de Comunicação do Conif

Foto: Moacir Evangelista/Conif


Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba