Conif seleciona instituições para o Programa de Mobilidade de Assistentes de Espanhol no Brasil

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou, nesta segunda-feira (12/6), o edital que selecionará cinco instituições para o Programa de Mobilidade dos Assistentes de Espanhol no Brasil. A adesão consiste no recebimento de estudantes de graduação ou pós-graduação do país parceiro, de acordo com as regras estabelecidas no Edital Conif/AI nº 07.


O Programa tem como objetivo aperfeiçoar a proficiência em português e espanhol de todos os envolvidos, além de trabalhar competências em aspectos socioculturais, literatura, história e geografia dos dois países. As instituições interessadas devem submeter sua inscrição exclusivamente por meio do formulário eletrônico até o dia 12 de julho. A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 18 de julho, de acordo com o cronograma estabelecido.


A seleção será realizada em duas etapas: análise documental e sorteio eletrônico e os recursos devem ser apresentados pelas instituições por meio do formulário eletrônico, em até 48 horas após a divulgação da lista de homologação das candidaturas.


Outro ponto importante, conforme mencionado pelo coordenador de Relações Internacionais do Conif, João Paulo Rotelli, é a apresentação, por parte das instituições selecionadas, de um plano de trabalho à Assessoria Internacional do Conif, no prazo de 20 dias após a divulgação do resultado final. Os assistentes de espanhol permanecerão nas instituições brasileiras no período de 1º de março a 30 de novembro de 2024.


No Brasil, o programa é liderado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em parceria com o Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha e a Embaixada espanhola no Brasil.


Acesse o Edital Conif/AI nº 07, de 12 de junho de 2023.

O formulário de inscrição está disponível em https://forms.gle/nf1yc3UNzxmkuK9U8.


Assessoria de Comunicação do Conif


Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba