A UNESCO-UNEVOC lançou, nesta quinta-feira (25/7), o “Guia Prático para Mentoria de Mulheres nas Áreas STEM”. O intuito da publicação é ampliar a igualdade de gênero e as oportunidades nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM em inglês). Sob a liderança da DUOC UC (Chile), a construção do documento contou com a participação das docentes Sylvana Santos e Flávia Cunha, dos Institutos Federais de Brasília (IFB) e da Bahia (IFBA), respectivamente, ambas designadas pelo Conif.
O lançamento ocorreu em uma cerimônia virtual, que reuniu representantes da Rede UNESCO-UNEVOC do Uruguai, Paraguai e Filipinas, além de representantes do Chile e do Brasil. “As mulheres ainda são sub-representadas em cursos de engenharia e tecnologia. No Brasil, segundo o Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira], apenas cerca de 30% de estudantes matriculados em cursos de engenharia são mulheres”, pontuou Ana Paula Giraux, coordenadora do centro UNESCO-UNEVOC do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
Ana Paula, que também é reitora do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, pontuou durante sua fala na cerimônia que “a igualdade de gênero nas áreas STEM é um objetivo alcançável” e que “é fundamental que todos trabalhem juntos para criar um ambiente inclusivo e igualitário”. A fala da conselheira do Conif foi endossada pela diretora de Vinculação e Integração Institucional da DUOC UC, Marcela Arellano.
“A desigualdade de gênero é um problema para a sociedade sob diferentes pontos de vista. Precisamos buscar a ampliação do público feminino nesse universo [das áreas STEM] que é tão masculino, criando ambientes de inclusão”, disse Marcela. Durante sua apresentação no encontro, a diretora reforçou que a participação de mulheres nas áreas STEM é baixa em todos os países da América Latina.
Construção do guia
A construção do guia foi possível a partir da 1ª Conferência do projeto Rede Latinoamericana de Mentorias, que ocorreu em novembro de 2023 em Santiago, no Chile. O evento teve como premissa a promoção de sinergia entre os centros UNEVOC da América Latina. Durante o encontro, foram criados grupos de afinidade para o compartilhamento de ideias e experiências. Além disso, as representantes da Rede UNESCO-UNEVOC realizaram treinamentos e visitas técnicas.
“O guia é um produto que foi produzido a partir das experiências de meninas e mulheres, estudantes e pesquisadoras de diferentes nacionalidades, numa imersão magnífica de ideias e propostas. Daí vem sua riqueza, sob múltiplos olhares, inclusive da Rede Federal, para contribuir com um material que busca cooperar com a equidade de gênero, cujas diferenças ainda persistem em nossa sociedade”, relatou Sylvana Santos.
Para a professora Flávia Cunha, a proposta da mentoria e do documento “se integra muito bem na estrutura da Rede Federal por meio da Extensão”. "Eu sou da engenharia e tive dificuldades no meu processo de formação nessa área. Particularmente, quis compartilhar [durante a conferência e na construção do documento] muito sobre a minha experiência por ser uma pessoa negra. Eu sou uma mulher negra que teve dificuldades dentro da universidade”, relatou Flávia.
Além da DUOC UC e do Conif, participam do projeto: INEFOP (Uruguai), Fundação Paraguaia (Paraguai), Iloilo Science and Technology University (Filipinas) e o Ministério de Educação do Chile.
Diretoria de Comunicação do Conif