Rede Federal é Representada em Evento com Centros UNEVOC da América Latina

Representantes da Rede UNESCO-UNEVOC do Brasil, Uruguai, Paraguai, Filipinas e Chile se encontraram em Santiago, capital chilena, para a 1ª Conferência do projeto Rede Latinoamericana de Mentorias entre os dias 14 e 16 de novembro. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi representada pelas docentes Sylvana Santos e Flávia Cunha, dos Institutos Federais de Brasília (IFB) e da Bahia (IFBA), respectivamente.


Sob a liderança da DUOC UC (Chile), o evento teve como premissa a promoção de sinergia entre os centros UNEVOC da América Latina por meio do estabelecimento de um programa de mentoria. O encontro norteou-se pelo compartilhamento de boas práticas com o intuito de ampliar a igualdade de gênero e as oportunidades nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM em inglês).


“É gratificante ter a oportunidade de participar de um evento que reuniu mulheres pesquisadoras de diferentes países, todas alinhadas para a promoção da carreira de outras mulheres em STEM. Além disso, representar a Rede Federal significa ser e ter parte da responsabilidade para incentivar, umas às outras”, destacou Sylvana Santo.


Estão previstos como resultados do projeto a elaboração de um manual de boas práticas, a realização de um diagnóstico e o estabelecimento da Rede Latinoamericana de Centros Unesco-Unevoc de Mentoria para Mulheres em Áreas STEM. Flávia Cunha classificou a primeira Conferência do projeto como “um encontro agregador". "Percebi que a ideia de mentoria proposta tem muito a ver com a estrutura que os Institutos Federais desenvolvem nas atividades de extensão, sendo algo possível de implementação em toda a Rede Federal”, disse.


A atividade faz parte das ações de "Coação em Rede UNEVOC", um programa concebido e coordenado pela UNESCO-UNEVOC para apoiar os Centros UNEVOC no desenvolvimento e implementação de projetos conjuntos, reforçando parcerias e criando novos laços entre as instituições membros do centro.


De acordo com a diretora de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Ana Carolina Oliveira, após a conclusão do projeto, as professoras apresentarão os resultados em uma ação coordenada entre elas e o Conselho. “A ação implementada no âmbito da UNESCO-UNEVOC dialoga com o eixo estratégico do Conif de atuação no âmbito de fóruns internacionais, bem como no posicionamento do Conselho na América Latina", disse.


Além da DUOC UC e do Conif, participam do projeto: INEFOP (Uruguai), Fundação Paraguaia (Paraguai), Iloilo Science and Technology University (Filipinas) e o Ministério de Educação do Chile.


Assessoria de Comunicação do Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba