Estudantes da Rede Federal participam de congresso da WFCP

As estudantes Ana Lara Kuhn e Lucy Kessia Velasco dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul (IFRS) e São Paulo (IFSP), respectivamente, representaram o Brasil no “Youth Camp 2022”. O acampamento ocorreu paralelamente ao Congresso Mundial da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês).


Realizado entre os dias 12 e 17 de junho, em San Sebastián, na Espanha, o encontro foi voltado a estudantes, que puderam participar de atividades sociais, discussões sobre temas globais e desenvolveram a declaração “The Voice of the Youth” (A voz da juventude, em tradução livre). O documento foi apresentado aos participantes da Conferência Mundial.


Equidade de gênero, sustentabilidade, imigração foram alguns dos temas abordados durante o encontro. "As experiências que adiquiri no acampamento vão ficar marcadas na minha vida. Consegui criar conexões com as pessoas, compartilhei ideias, evoluí como profissional e como pessoa. A programação foi muito rica", afirmou Lucy Kessia Velasco.


Essa experiência vai ficar marcada para sempre na minha vida. Consegui criar conexões com pessoas de outros países, compartilhando ideias, conhecer, evoluir como profissional e como pessoa. Fizemos compromisso com o mundo que queremos.


Ainda segundo a estudante gaúcha, o evento possibilitou a vicência em um espaço multicultural. “Estou saindo dessa experiência com a mente mais aberta e cheia de novas ideias”, disse a estudante Ana Lara Kuhn. A dupla brasileira foi a única representante do hemisfério sul no Youth Camp 2022.


A seleção das estudantes brasileiras foi realizada por meio de um edital lançado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Já os custos da participação foram subsidiados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). 


Assessoria de Comunicação do Conif


Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba