Forinter cumpre agenda intensa em encontro em Brasília

Após dois anos sem encontros presenciais em decorrência da pandemia da COVID-19, o Fórum de Assessores de Relações Internacionais (Forinter) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) voltou a se encontrar em Brasília. A reunião foi realizada de 10 a 13 de maio e contou com a participação de representantes de 35 instituições da Rede Federal. 

 

O encontro foi dividido em quatro eixos de trabalho. O primeiro foi dedicado às apresentações de documentos, frutos de grupos de trabalho do Forinter. Entre as entregas estavam as apresentações das Políticas de Linguística, de Validação de Diplomas, de Dupla Diplomação e de Internacionalização. Durante sua passagem para conversar com o pleno do Fórum, o presidente do Conif, Claudio Alex Jorge da Rocha, elogiou as publicações.

 

“É preciso parabenizar o grupo pelas proposições. Agora, temos de dialogar com a Setec [Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação] para que esse material possa ser utilizado para nortear uma política pública voltada para a internacionalização das nossas instituições. Esses documentos dialogam com demandas de outros fóruns, a partir de pautas integradas”, destacou o presidente. 

 

O segundo dia de trabalho foi direcionado aos desdobramentos do I Seminário Luso-brasileiro, realizado em Portugal, em março deste ano. De acordo com o vice-coordenador do Forinter, Luciano Perilo, o grupo analisou o material produzido no evento e se debruçou na confecção de um documento para balizar a criação de um fórum permanente de relações internacionais luso-brasileiro. 

Os outros dois eixos trabalhados pela coordenação do fórum junto ao seu pleno foram direcionados a agendas de planejamento. No terceiro dia o grupo de dedicou ao planejamento estratégico para os próximos anos. Entre as prioridades elencadas pelos assessores estava a aproximação de instituições latino-americanas que estejam atentas a Agenda 2030, que tenham como premissa tornar as cidades mais inclusivas e sustentáveis. O último dia foi dedicado ao alinhamento estratégico junto à Câmara de Internacionalização do Conif. 


Assessoria de Comunicação do Conif

​​

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba