PLA em Rede: Instituições já podem aderir ao programa

As instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica interessadas em aderir e implementar o Programa Português como Língua Adicional em Rede (PLA em Rede) tem até 10 de julho para se candidatarem. As regras de adesão estão disponíveis no edital CONIF/AI Nº 11, lançado nesta segunda-feira (13/6). As inscrições devem ser efetivadas  pelo link https://forms.gle/PbM4rmZvxGDS3bXM7.


O programa é voltado para o fortalecimento das políticas de internacionalização por meio da difusão do aprendizado da língua portuguesa. O público-alvo é constituído por estudantes e servidores de instituições estrangeiras, que possuam ou tenham interesse em parcerias com as instituições da Rede Federal. A previsão é que os cursos tenham início em março de 2023. A Seleção dos estudantes será realizada em 2022 pelas instituições que optarem pela oferta em seus campi.


O PLA em Rede é um curso online, com carga horária de 250 horas, oferecido por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA). Ele é dividido em 18 lições, sendo aberta uma nova lição a cada semana e possui uma duração de, aproximadamente, quatro meses. O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) é o responsável pela operação do Programa e prestará assessoria aos representantes das instituições selecionadas.


Essa será a terceira edição do curso, que foi desenvolvido por um grupo de trabalho composto pelo Fórum de Assessores de Relações Internacionais (Forinter) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), pelo Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE), pelo Fórum de Pró-reitores de Extensão (Forproext), e pelo Fórum dos Gestores de Tecnologia da Informação (Forti).


Para as instituições interessadas em aderir ao programa, uma equipe do IFSULDEMINAS fará uma live para sanar dúvidas no dia 27 de junho, às 15h.  As instituições que já aderiram ao Programa em outras edições não precisam se candidatar novamente.


Veja abaixo o cronograma completo com os prazos de cada uma das etapas do programa.


Ações

Datas/Períodos

Lançamento do edital

13 de junho de 2022

Live - Tira dúvidas

27 de junho de 2022, às 15h.

meet.google.com/tff-fkyh-xxq

Prazo para submissão das propostas de adesão via formulário eletrônico

23h59 (horário de Brasília) do dia 10 de julho de 2022

Avaliação das propostas

11 de julho de 2022

Resultado preliminar das propostas

12 de julho de 2022

Período de interposição de recursos

até às 16h do dia 13  de julho de 2022

Resultado final das propostas

14 de julho de 2022

Período de inclusão do coordenador de curso na plataforma pela Coordenação Geral de Plataforma

até agosto de 2022

Reunião de alinhamento

Agosto de 2022

Seleção interna de estudantes por instituição

novembro/dezembro de 2022

Início do curso

a partir de março de 2023


 

Assessoria de Comunicação do Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba