A diferença que uma mulher faz na Educação

Historicamente, a Educação precipuamente sempre foi um campo de atuação da mulher, mas isso não significa que nós tenhamos sido respeitadas nesses espaços. Durante anos, ainda eram muitos os entraves que dificultavam, por exemplo, a nossa chegada de em postos de gestão. Quantas de nós não sonharam em chefiar pesquisas, departamentos e, por que não, instituições como os Institutos Federais. Claro, conseguimos avançar, mas ainda há muitos caminhos a percorrer e desafios a serem superados. 


Com um olhar especial para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica podemos ter um recorte do que ocorre no Brasil e no mundo. Aos poucos estamos atingindo espaços que nos eram impedidos, ou até mesmo, negados. É com muito orgulho que temos presenciado uma mudança de paradigma, com centenas de mulheres fazendo ciência, outras muitas liderando projetos inovadores, e muitas alcançadas a postos que eram dominados por homens. Tal fato tem transformado as realidades sociais e impulsionado outras mulheres a perseguirem trilhas mais ambiciosas.


Mais que buscar igualdade, aqui, na Rede Federal, buscamos equidade e respeito, o que não deixa de ser uma construção social diária. A Educação sempre foi uma área dominada pelas mulheres nos anos de formação iniciais, sejam pelas habilidades multitarefas, pela capacidade de organização, pelo entendimento e compreensão das crianças em seus primeiros passos na formação acadêmica, por exemplo. A questão é que nós mulheres temos uma capacidade enorme de gestão, de mediação, de olhar empaticamente para os problemas e desigualdades sociais, somos capazes de realmente de alterar realidades e contribuir para a melhoria da educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. Nós temos muito a realizar e fazer um mundo melhor.


Antes de nós, muitas passaram por essa Rede centenária e deixaram marcas profundas na vida de milhões de pessoas. Foi necessária a luta de muitas mulheres corajosas e desbravadoras para que hoje nós pudéssemos assumir posições como a de reitoras. E, como as outras que nos precederam e nos impulsionaram, temos a convicção que nós seremos lembradas por muitas outras meninas e mulheres que sonham em estar em posições de destaque. Estamos aqui para reafirmar que é possível alcançar o que desejamos e que equidade, igualdade e respeito são inegociáveis.


As mulheres sempre fizeram diferença na Educação do Brasil e do mundo e vão continuar fazendo, pois temos em nosso DNA a força e a qualidade de metamorfosear e delinear vidas. Hoje, asseguramos que o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) tem o compromisso com a equidade de gênero e estamos caminhando a passos largos para que mais mulheres encontrem na Rede Federal, na vida acadêmica, na pesquisa, na inovação, na extensão, no empreendedorismo, no esporte e em muitas outras áreas aquilo que as motiva e faz seguir em frente!  Viva a mulher! Viva todas nós!


Brasília, 06 de março de 2023
Reitoras do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)


Share This Post

Post Navigation

Leave a Reply

FaLang translation system by Faboba